Em chamada na primeira página e em manchete de página interna, o Diário da Manhã avisa aos seus leitores, nesta quinta-feira: “Pedágio: BRs em Goiás vão pesar no bolso”.
“Motoristas que atravessarem trechos da BR-060 e BR-153, em Goiás, vão ter de pagar por algo que não precisavam”, ironiza o jornal, informando que a cobrança de pedágio decorre da privatização (que o Governo petista chama de “concessão”) de estradas federais que cortam o Estado, por decisão da presidente Dilma Rousseff.
O Diário da Manhã ouviu motoristas e não encontrou nenhum entusiasmado com a novidade. Ninguém acredita que as rodovias vão melhorar em termos de qualidade, principalmente no Entorno de Brasília (um dos trechos privatizados é o que sai da capital federal e vai até Itumbiara, passando por Goiânia) – onde há muitas cidades dormitórios e o pedágio vai encarecer a mobilidade dos trabalhadores até Brasília.
Em Goiás, políticos do PT e do PMDB são contra a cobrança de pedágio, mas pelo Governo do Estado, que nunca cobrou nem tem planos para a tarifação das rodovias estaduais. Em relação ao pedágio das estradas federais, petistas e peemedebistas estão caladinhos.