Veja matéria veiculada no site Goiás247:
Enquanto Friboi apanha, Iris curte os 80 e se cala
Júnior Friboi adota postura agressiva de candidato ao governo, critica PT, ameaça Dilma, sofre retaliações internas e vira alvo da artilharia da base de Perillo; longe das polêmicas, Iris Rezende evita rebater declarações do empresário e curte comemoração de seu aniversário de 80 anos; ex-governador ainda é o melhor peemedebista nas pesquisas e não se sente ameaçado pelo colega de partido; Júnior diz ter levantamentos que mostram outra realidade e reforça que sua candidatura é um projeto sem volta
17 de Dezembro de 2013 às 14:56
Goiás247 – Amparado pelas pesquisas e pela áurea de maior líder do PMDB na história do partido em Goiás, Iris Rezende encerra 2013 evitando se confrontar com o companheiro de legenda Júnior Friboi. O ex-governador completa 80 anos no próximo dia 22 e está mais concentrado em aproveitar a data ao lado da família do que preocupado em rebater as declarações pesadas do empresário pré-candidato ao governo.
Júnior Friboi lançou uma agenda ostensiva para sustentar sua candidatura. Ignorou os bons resultados de Iris Rezende nas pesquisas recentes e disse que os institutos devem retirar o nome do ex-prefeito das sondagens porque ele, Iris, não é candidato ao governo. Iris Rezende deixou rolar e não respondeu a este ataque de Friboi.
Na semana passada, mais uma cacetada do empresário. Afirmou que se o PT lançar Antônio Gomide ao governo, ele vai atrás do apoio de DEM e PSB (ambos já rejeitaram apoiar Friboi). Esta declaração soou como se Júnior Friboi tivesse total controle do partido – o que não é verdade – porque Iris ainda segura as rédeas da legenda apesar de Júnior buscar aliados de peso como Valdir Raupp e Michel Temer.
O integrante da família Batista, dona do JBS, não para. Esta semana Friboi mexeu até com Dilma Rousseff. Em entrevista ao Jornal Opção, o empresário disse que a presidente pode ficar sem o apoio do PMDB em Goiás caso o PT lance mesmo candidato ao governo. Iris também não apareceu para desautorizar Friboi. O ex-governador adota o silêncio e dá corda ao colega.
Iris Rezende se manifestou recentemente apenas para dizer que no futuro ninguém poderá dizer que ele brecou alguma postulação. Ele falava a oficialização da pré-candidatura de Friboi ao governo. Iris não revela se desistiu do governo, nem afirma que vai disputar o Senado, como quer Friboi. É exatamente isso que intriga e irrita o empresário, o silêncio estratégico de Iris.
Nas pesquisas, Júnior Friboi ainda está longe dos dois dígitos, mas ele diz ter levantamentos que mostram o contrário. “Vou soltá-los no momento certo”, já avisou. E se ele não alcançar números altos? Aí sim Iris vai aparecer e com autoridade para dizer: “Eu avisei, você não conseguiu, agora sou eu!”.
Além de decifrar o mistério Iris, Friboi precisa se proteger da artilharia governista. Ao se lançar no debate político e aumentar o tom de suas declarações, o empresário virou o alvo preferido da base aliada. E cada declaração sua não fica sem resposta por parte dos aliados do governador Marconi Perillo.