Segundo o Ministério Público Federal, em denúncia apresentada e aceita pela Justiça Federal, o sindicalista João Domingos Gomes dos Santos desviou para o próprio bolso recursos provenientes de contribuições de servidores municipais de Goiás.
O MPF acionou João Domingos e já conseguiu o seu afastamento do cargo de diretor-financeiro que ocupava na Federação das Entidades dos Servidores Públicos Municipais de Goiás, decretado pela Justiça Federal.
Mas, para o pré-candidato do PSB a governador, Vanderlan Cardoso, o sindicalista, que se filiou ao partido, não só “fortalece a terceira via” em Goiás, como também está encarregado de conduzir o Plano de Governo de Vanderlan na parte que diz respeito ao funcionalismo público estadual.
As declarações elogiosas do milionário de Senador Canedo a João Domingos foram feitas em discurso, em outubro de 2013, na festa de filiação do sindicalista, na sede da legenda no setor Sul. Naquela época, João Domingos já tinha sido objeto de ampla matéria na revista Veja, que mostrou como ele enriqueceu às custas das entidades sindicais que dirigiu.
Nesta sexta-feira, João Domingos é manchete de O Popular, que noticia o seu afastamento da Fesspumg, por ordem judicial. O jornal lembra que o sindicalista foi filiado ao PSB por Vanderlan Cardoso e estava cotado para uma candidatura a deputado federal.
No discurso durante a filiação, Vanderlan Cardoso disse que “a presença do sindicalista fortalece o projeto da terceira via junto aos servidores públicos em Goiás”. E deu a ele a incumbência de “conduzir o Plano de Governo do PSB, na parte que toca aos funcionários estaduais”.