quinta-feira , 26 dezembro 2024
Goiás

Margem de lucro dos postos cresceu, aponta ANP, segundo reportagem do jornal O Popular

Veja matéria do jornal O Popular:

17 de janeiro de 2014 (sexta-feira)
Especialistas observam que a margem de lucro das empresas aumentou nas últimas semanas. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) apontam que a margem de ganho média dos postos de combustíveis de Goiânia no início deste ano é de R$ 0,42 centavos por cada litro de gasolina. Em dezembro do ano passado, essa margem era de R$ 0,36 – um aumento de 16,6%.

O economista do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas (FGV), Maurício Canêdo aponta que um dos fatores que levaria essa variação seria o aumento do custo oriundo das distribuidoras de combustíveis. Mas, diz, o aumento do preço nas distribuidoras não foi expressivo, nem com tanta frequência. “O que dá para observar é que a margem de ganho cresceu em Goiânia e o mesmo não ocorreu em outras cidades do interior do Estado”, diz.

Maurício lembra que a capital já tem histórico de condenação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela prática de cartel na venda de combustível, ocorrido em 2002. “É preciso investigar essa conduta de aumento de preços”, afirma.

Para o economista, além dos consumidores, o peso do aumento do combustível é impactado principalmente para os prestadores de serviços e pequenas empresas, o que provoca elevação dos preços de vários produtos ao longo da cadeia. “Ou o motorista perde poder de compra ou vai ter de usar menos o automóvel”, afirma.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...