Veja matéria do Diário da Manhã:
PDT segue dividido em Goiás
Governadoriável Vanderlan Cardoso tem preferência da maioria dos brizolistas, mas há adeptos também de Júnior Friboi, Iris Rezende, Antônio Gomide e Marconi Perillo
DIÁRIO DA MANHÃ
HELTON LENINE
O PDT, partido fundado no País pelo lendário Leonel Brizola, vive drama em relação às eleições deste ano em Goiás. Está literalmente dividido, pois há adeptos dos principais governadoriáveis, como o socialista Vanderlan Vardoso, peemedebistas Júnior Friboi e Iris Rezende, petista Antônio Gomide e o tucano Marconi Perillo.
Se depender da direção estadual, comandada pelo casal George/Flávia Morais e do prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira, embarca no projeto do empresário Vanderlan Cardoso (PSB) de concorrer ao governo estadual.
Se depender da cúpula nacional, comandada pelo carioca Carlos Lupi e de prefeitos e vereadores, desembarga no palanque do PMDB para apoiar o empresário Júnior Friboi ou ex-prefeito Iris Rezende.
Já o deputado estadual José de Lima defende aliança com o governador Marconi Perillo (PSDB).
Há também os partidários da candidatura do petista anapolino Antônio Gomide, como o prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda.
Os prefeitos pedetistas são: Roldão do Carmo (Baliza); Marilda Pereira (Bom Jesus de Goiás); Andréia Depollo (Damianópolis); Massilon Vasconcelos (Formoso); Dioji Ikeda (Inhumas); Agnaldo Gonzaga (Itaguari); João Rodrigues Neto (Jandaia); Javan Silva Júnior (Mambaí); Francisco Teixeira Filho (Padre Bernardo); Itamar do Prado (Santo Antônio do Descoberto); Etelia Gonçalves (São Domingos) e Misael Oliveira (Senador Canedo).
Diante da falta de unidade interna, o PDT goiano só irá tomar uma decisão sobre a aliança que fará em relação à sucessão estadual em junho, por ocasião das convenções partidárias.
VANDERLAN
CARDOSO
A deputada federal Flávia Morais e seu marido, George Morais, ex-prefeito de Trindade e presidente estadual do PDT, tem preferência pela candidatura do empresário Vanderlan Cardoso (PSB) ao governo estadual. “Vanderlan Cardoso foi um prefeito eficiente, é um político conciliador e tem boas ideias para governar Goiás”, enfatiza Flávia Morais.
George Morais deixa claro que qualquer decisão vai passar por ampla consulta às bases do partido – parlamentares, prefeitos, vereadores e dirigentes municipais – além de consultas à direção nacional. O dirigente goiano espera que o fato de o PDT integrar o governo petista de Dilma Rousseff não seja empecilho para uma aliança do partido com o PSB de Eduardo Campos em Goiás.
O prefeito Misael Oliveira, é um aliado de primeira hora de Vanderlan Cardoso, que o apoio, de forma decisiva, nas eleições de 2012, em Senador Canedo. “Vanderlan demonstrou ser um gestor de qualidade, moderno. No governo de Goiás, tenho certeza que fará as transformações exigidas pela sociedade, pois é competente.”
MARCONI PERILLO
O deputado estadual e presidente do PDT de Anápolis, José de Lima, defende o seu partido no projeto de reeleição do governador Marconi Perillo. “Em time que está ganhando, não se mexe. Marconi realiza um governo com muitas obras, avançado, moderno. São obras importantes de infraestrutura, de melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança pública.”
IRIS OU FRIBOI
A bancada federal do PMDB, com apoio do ex-prefeito Iris Rezende e do empresário Júnior Friboi, faz injunção junto ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para que os brizolistas repitam em Goiás a aliança PDT/PT/PMDB. “E importante para a coligação PMDB/PT contar com a participação do PDT, um partido de expressão nacional e em Goiás”, ressalta o deputado federal Pedro Chaves.
José Batista Júnior, o Júnior Friboi tem preferência de alguns dos 12 prefeitos pedetistas, os quais ajudou a eleger em 2012, com doações financeiras de campanha. O empresário se nega a citar os nomes desses prefeitos.
Irista de carteirinha, o vereador goianiense Paulinho Graus quer porque quer o PDT na aliança com o PMDB para a sucessão estadual. Ele faz articulações junto à direção estadual e também com os prefeitos e vereadores do partido no Estado.
ANTÔNIO GOMIDE
O prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda já manifestou sua preferência: quer o PDT no palanque do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide. E justifica: “Gomide faz uma administração inovadora, foi reeleito com mais de 70% de aprovação popular e tem o perfil do político novo, reivindicado pela população em todas as pesquisas qualitativas que são realizadas em Goiás.”