Jornalista filiado ao PSB de Vanderlan Cardoso, Hélmiton Prateado diz que oposição continua na briga, enquanto base aliada de Maconi Perillo mostra união em torno da chapa majoritária.
Veja a matéria publicada no Diário da Manhã:
Base expande apoios
Prefeitos e lideranças de partidos da base e até outras siglas firmam apoio à chapa majoritária, José Eliton e Vilmar Rocha se consolidam
Diário da Manhã
Hélmiton Prateado
Enquanto a oposição continua com a troca de fogo para decidir os nomes que disputarão a eleição para governador do Estado em outubro, o que se nota na situação é que cada vez mais, os nomes do governador Marconi Perillo (PSDB), vice José Eliton (PP) e o de Vilmar Rocha (PSD) tornam unanimidade para compor a chapa da base aliada. O apoio vem de todos os lados, inclusive, dos atuais administradores municipais, que declaram sem reservas o apoio ao trio para governo, vice-governadoria e senado, respectivamente.
É o caso do prefeito da cidade de Caldas Novas, Evando Magal. Segundo ele, o governo tem realizado uma administração moderna, que trata cada região de modo especial, dentro de suas demandas. “Caldas Novas não abre mão de Marconi e José Eliton nessa eleição. É o projeto que queremos ver continuar e eles são, naturalmente, os nomes mais indicados para isso”, observa.
Essa linha de pensamento de continuidade foi demonstrada por vários prefeitos contatados pela reportagem. Para Jardel Sebba, eleito em Catalão pelo PSDB, a base aliada só tem nomes fortes para os mais altos cargos públicos do Estado. Enfatizou ainda, o trabalho que vem sendo realizado por José Eliton em prol da união dos partidos. “Sem dúvida eu apoio a candidatura de Marconi, Eliton e Vilmar Rocha. José Eliton, por exemplo, já deu provas de lealdade, trabalho e companheirismo a Marconi que o credenciou para permanecer ao lado dele. Ele tem o meu total e irrevogável apoio.”
A legitimação vem de todas as regiões do Estado. No Nordeste, os prefeitos de Damianópolis e Alto Paraíso, Andreia Lins (PDT) e Alan Gonçalves (PSB), respectivamente, também disseram não ter dúvidas que a candidatura de Marconi e Eliton deve se confirmar. Lembrando que o PSB e o PDT não integram a lista de 14 partidos que oficialmente formam a base aliada, assim como Paulinho do Lino, prefeito de Faina, que, eleito pelo Democratas, declarou apoio à Marconi. O mesmo acontece nos municípios de Buriti Alegre e Hidrolândia, todos administrados por nomes do DEM que não abrem mão da chapa da base aliada.
Na Região do Entorno de Brasília, uma das mais populosas do Estado, com cerca de 14% do eleitorado goiano, o apoio já foi oficializado pelos prefeitos de Formosa, Planaltina e Águas Lindas. Na Região Sul do Estado, o prefeito de Bom Jesus, Baré, destacou as qualidades de cada integrante da chapa: “Temos a força de Marconi, a inteligência e eficiência de José Eliton e a experiência de Vilmar Rocha”. Os líderes das vizinhas Buriti Alegre e Itumbiara, também já manifestaram apoio ao trio. No Sudeste, além de Catalão, a prefeita de Ipameri, Daniela Vaz, completa a torcida.