Um empresa de Cingapura discute com a Prefeitura de Aparecida parceria para traçar estratégia de planejamento para o município. A dúvida é: será que não existe uma empresa brasileira que poderia fazer isso?
Veja:
Reunião começa a traçar planejamento estratégico de Aparecida em parceria com empresa de Cingapura
Os representantes da empresa Jurong Internacional, de Cingapura, se reuniram novamente com a equipe técnica da Prefeitura de Aparecida na tarde desta segunda-feira (20) a fim de acertar mais detalhes sobre a parceria estratégica que está sendo planejada para crescimento urbano sustentável do município. Projeto pensa crescimento inteligente da cidade de Aparecida para os próximos 30 anos.
O prefeito Maguito Vilela (PMDB) embora estivesse com agenda cheia, compareceu na reunião rapidamente e frisou a importância do projeto para a gestão. Além dele, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB) e os secretários Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Marcos Alberto de Campos (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia) e Afonso Boaventura (Planejamento).
A empresa também está em vias de iniciar convênio com a Prefeitura de Goiânia e o Governo do Estado de Goiás para o planejamento do crescimento sustentável da Grande Goiânia. Para isso será realizada na manhã desta terça-feira (21) uma reunião com representantes das três administrações, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em que se dará a primeira abordagem da temática. Após isto, a próxima reunião entre se dará daqui a duas semanas.
“Nosso foco é o crescimento sustentável com desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Isso passa pela atração de investimentos e na geração de empregos. Mas também sobre como isso se dará. Onde, como, porque e quais empresas devem ser instaladas de forma que a cidade cresça garantindo uma boa prestação dos serviços, como o transporte público, por exemplo” – conta o diretor de Planejamento da empresa Jurong Internacional, de Cingapura, Raphael Chua Teek Lee.
A Jurong Internacional é uma holding que atua em 147 cidades de 42 países, especializada em planejamento e gestão de projetos de infraestrutura. O grupo já concluiu cerca de 1,5 mil projetos de várias naturezas, como terminais de armazenagem de granéis, logística para indústria química, parques industriais e até de construção e infraestrutura naval. No Brasil trabalha em projetos similares em cidades que serão sede da Copa do Mundo, como Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.
“A parceria estratégica se dará da forma menos burocrática pelo fato de se tratar de acordo de fim específico entre governos e investidores internacionais” – pontua Carlos Eduardo, que visitou Cingapura por cinco dias durante o mês de outubro de 2013, juntamente com Marcos Alberto. O convite da viagem partiu do diretor de Planejamento da empresa Jurong Internacional, de Cingapura, Raphael Chua Teek Lee.
Também estiveram presentes Cilene Alves, diretora de Fiscalização da Secretaria de Regulação Urbana, Janaina de Holanda Camilo, diretora de Gestão do Plano Diretor e Carolina Gontijo Guimarães, diretora de Urbanismo da Prefeitura de Aparecida. Cingapura é uma cidade-estado que adota como sistema político a República Parlamentarista. É uma referência mundial em crescimento sustentável e geração de empregos. Está situada no sudeste asiático e tem cerca de cinco milhões de habitantes. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. A população é formada por descendentes de chineses, malaios e indianos.