Em uma análise sobre o pré-candidato do PSB a governador , Vanderlan Cardoso, o Jornal Opção afirma que ele, Vanderlan, não conseguiu “estadualizar” o seu nome, mesmo tendo sido candidato a governador em 2010, quando ficou em terceiro lugar.
“Vanderlan recusa-se, quiçá inconscientemente, a estadualizar-se. Não se tornou um político ‘goiano’. Permanece como um político de Senador Canedo”, diz o semanário, no seu tradicional editorial que começa na página 3.
Lembrando que Vanderlan deixou de ser “diferente” (“Em 10 anos, passou por quatro partidos ,revelando-se, portanto, um integrante ativo da tradição de infidelidade partidária do país. Ele é mais normal do que diferente”, ressalta o texto), o Jornal Opção acrescenta que o empresário“só vai crescer de fato quando aceitar que Senador Canedo, ainda que importante para ele, até politicamente, deve ser visto como um retrato na parede. Vanderlan tem de aceitar que Senador Canedo é sua Itabira. Se permanecer com a ideia de que é um político de município, não de Estado, o eleitor certamente vai pensar que é candidato a prefeito, e não a governador”.
A referência a Itabira é uma alusão ao poema Confidência do Itabirano, do poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido na cidade mineira de Itabira.