quinta-feira , 18 julho 2024
Goiás

No site G1: Motoristas reclamam de atraso para emissão e entrega de CNHs em Goiás. Vergonha

Veja matéria do site G1:

Motoristas reclamam de atraso para emissão e entrega de CNHs em GO

Em alguns casos, usuários já esperam pelo documento há quase 2 meses.
Detran fala em ‘casos pontuais’ e faz força-tarefa para problemas mais antigos.

Sílvio Túlio Do G1 GO

A demora para a emissão e entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) por parte do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) tem causado reclamações entre os motoristas que precisam do documento. Mesmo aprovados em todos os exames e testes, em alguns casos, a espera já é quase de dois meses. O órgão rebate, diz que as falhas são isoladas e que está ampliando o horário de trabalho de alguns funcionários para atender a demanda.

O problema está causando dor de cabeça para o engenheiro florestal Fábio Miguel da Silva Borges, de 22 anos. Ele mora em Guapó, a 27 km de Goiânia, mas precisa de deslocar com frequência para a capital. O processo dele foi concluído no dia 7 de dezembro do ano passado, quando ele passou na prova prática. No entanto, até hoje, ele está sem o documento.

“Tento ligar [no Detran], mas ninguém me atende e pessoalmente não posso ir lá porque não tenho tempo. Até tenho o carro, mas não posso dirigir. Tem muito serviço que estou perdendo porque teria que ir em Goiânia e não compensa pagar alguém para fazer”, reclama.

Para o motorista Imar Rosa Avelino, a situação é ainda mais complicada. No dia 11 de dezembro de 2013, ele concluiu o processo de mudança para a categoria “E”. No entanto, também não conseguiu pegar a CNH. “Ligo lá quase todos os dias. Eles não dão explicação e falam que ainda não está pronta”, lamenta.

Demora
Segundo o diretor técnico e de atendimento do Detran-GO, Horácio Melo Cunha Santos, 15 mil processos de emissão de CNH estão em tramitação, mas, segundo ele, esse número é considerado normal. “Trabalhamos com esse montante, alguns processos entram na medida em que outros são finalizados”, afirma.

Santos diz que, por conta da mudança de sistema no final do ano passado, dados da plataforma antiga ainda não foram totalmente transferidos para a nova e isso criou algumas situações “críticas”. Isso ocorre quando uma determinada informação barra a confecção do documento.

“São casos pontuais. É natural que em uma mudança desse porte, existam certos entraves. Mas a fase mais crítica já passou. Na quinta-feira (30), emitimos 3,4 mil CNHs, quando o normal é 3 mil. Acreditamos que até o dia 10 de fevereiro toda portabilidade tenha sido feita e os problemas sejam resolvidos”, diz.

O diretor afirma que para acelerar processos mais atrasados, funcionários administrativos estão participando de uma força-tarefa, que inclui horas-extras e trabalhos nos finais de semana, inclusive aos domingos.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...