sexta-feira , 10 janeiro 2025
Goiás

Iris tentou destruir legado de Mauro Borges, mas foi denunciado pelo ex-governador

A morte de Mauro Borges encerra uma das maiores desídias da política em Goiás. Ex-governador no período 1961-1963, Mauro teve um único desafeto político em vida: Iris Rezende Machado. Na época em que foi afastado do governo, Iris e Mauro estiveram do mesmo lado: contra a ditadura.

E durante a reabertura política, em 1983, também participaram juntos do arranjo partidário que se armou contra os filhos da UDN e Arena. Entretanto, logo após assumir o governo de Goiás, Iris Rezende optou por afastar Mauro Borges de seu grupo político.

Na época, ele temia a força e expressividade de Mauro Borges. Em seu velório e enterro, um fato para a história: peemedebistas e agora também os petistas ignoraram a dor da família Ludovico Teixeira. Não participaram da solenidade de despedida de uma dos maiores homens públicos de Goiás.

Eleito senador ao lado do Iris governador, Mauro testemunhou o que ele chamava de “inveja de Iris”. “Tudo que ele queria era desfazer o que tínhamos feito”, costumava dizer Mauro antes de desenvolver mal de Alzheimer.

Iris Rezende, por exemplo, tentou desarticular a Metago – a empresa de Goiás para explorar a produção mineral. Conforme Mauro, Iris também desmontou o sistema de estradas de ferro que ele construiu durante sua gestão no início da década de 1960 e ignorou o Crisa e a Iquego. Por fim, fechou o Banco do Estado de Goiás (BEG) e Caixego – todas heranças da era Borges.

Mauro citava Iris como um político que tinha muito ódio e inveja. Outro desafeto de Iris Rezende, Ary Valadão, governador anterior a Iris (1982- 1985), também acusa o peemedebista de ser vingativo e ajudar a destruir, por exemplo, o projeto Rio Formoso.

Tanto Mauro Borges quanto Valadão reclamavam do cacique peemedebista, que desejava construir na história política de Goiás um lugar de destaque para ele e outro bem menor para os concorrentes.

O problema é que a prática de Iris Rezende foi outra. Mauro Borges entrou para a história pela ousadia: foi o governante que reinventou Goiás, criando o planejamento público. E também foi um político mais corajoso do que Iris, pois está nos livros de história de todo país, no episódio da ‘Crise da Legalidade’.

Mauro defendeu a posse do presidente Jango e pagou caro por isso: foi cassado durante a ditadura, sendo obrigado a se isolar em uma fazenda em Corumbá de Goiás. E Iris Rezende cresceu exatamente na ditadura, sem ter sido, de fato, perseguido.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...