Em nota no Jornal Opção on line, o deputado estadual Daniel Vilela assume uma postura que denuncia a pobreza de conteúdo da oposição em Goiás: “Vamos acirrar os debates em torno da tramitação de projetos. Não vamos facilitar a vida do Governo”, afirmou o parlamentar.
A “promessa” de Daniel Vilela é um retrato vivo do despreparo e da falta de consciência política dos oposicionistas goianos. Qualquer parlamentar, se prezar um mínimo de seriedade, diria que defender os interesses da sociedade seria o seu maior compromisso de trabalho e não simplesmente “complicar a vida do Governo”.
Em Goiás, a avaliação unânime da imprensa especializada é que os deputados de oposição, na Assembleia Legislativa, não cumprem a sua obrigação de avaliar com precisão os projetos do Poder Executivo e acabam mostrando uma atuação desordenada.
Outro fator é o envolvimento de parlamentares da oposição em escândalos, caso de Samuel Belchior (Operação Miqueias) e do próprio Daniel, citado nas investigações da Polícia Federal e fotografado ao lado de uma bela lobista em Brasília (dias depois, ela seria presa).
Há pouco tempo, o semanário Tribuna do Planalto publicou uma ampla reportagem mostrando que os deputados estaduais oposicionistas não sabem como se opor ao Governo. O título da matéria – que vale como lembre para Daniel Vilela – foi: “Assembleia: oposição fala, mas não age”.