A “carta” do pré-candidato do PSB a governador, Vanderlan Cardoso, sobre a solução que o governador Marconi Perillo e o Governo Federal acertaram para a Celg, nada mais é do que uma compilação dos argumentos usados pela dupla governador Alcides Rodrigues-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, na tentativa fracassada de arranjar uma solução para a empresa, em 2010.
Alcides e Braga pretendiam federalizar a empresa, mas não encontraram respaldo nem em Goiás nem em Brasília. A operação bolada pelos dois foi colocada sob suspeita e, mesmo passando todo o segundo semestre de 2010 anunciando que o acordo sairia na semana que vem ou nos próximos 15 dias, nada aconteceu.
A carta, pomposamente intitulada “A Verdade sobre a Celg”, traz também um quadro, já publicado por O Popular, em que números sem a menor correspondência na realidade são alinhados para provar que a solução encontrada para a Celg não é boa. Os dados são citados sem identificação da fonte, o que significa que saíram da cabeça do ex-secretário Jorcelino Braga – que tem veleidades de financista e está “elaborando” o plano de Governo de Vanderlan.
Prova maior do caráter eleitoreiro da “carta” são os seus dois últimos parágrafos, onde Vanderlan sugere que somente um governador como ele, Vanderlan, “com um plano de metas focado no desenvolvimento do Estado e na igualdade social” é que poderá resolver os problemas do Estado.