domingo , 24 novembro 2024
GoiásImprensa

Cileide diz que “ataque a jornalista é golpe contra a democracia” e difere do “mero ataque” a um cidadão qualquer. Ela está muito errada

Em artigo neste domingo em O Popular, a editora-chefe Cileide Alves defende uma tese no mínimo esdrúxula: a de que os jornalistas constituem uma classe especial, acima dos demais segmentos da sociedade.

Segundo Cileide, quando um jornalista sofre um ato de violência, “é a democracia que está sendo golpeada”. Já contra as pessoas que não são jornalistas, a violência seria corriqueira e sem importância. Ou seja: a democracia não é golpeada.

Isso porque atos de violência contra jornalistas, conforme o texto da editora-chefe de O Popular, seriam diferenciados do “mero ataque a mais um cidadão”, já que jornalistas são encarregados de levar as informações à sociedade e seriam “componente vital da saúde de qualquer Estado democrático”.

O raciocínio de Cileide, além de elitista, é perigoso e antidemocrático: por que a violência sofrida pelo cidadão comum deveria ser vista e inclusive reprimida de modo diferente que o ataque a um jornalista? E por que uma determinada profissão, no caso a de jornalista, deveria ser considerada superior às demais e qualificar as pessoas que a exercem como “representantes” da democracia?

Em uma sociedade democrática, onde vigora o Estado de Direito, todo ato praticado fora da lei – inclusive a violência – deve ser recebido como “um golpe contra a democracia” e combatido com rigor. Não pode haver distinções para nenhum tipo de vítima, nem para um jornalista nem para um lixeiro nem para ninguém.

Todos somos iguais – é a ideia, que Cileide desprezou em seu artigo deste domingo.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....