Notas na coluna Bastidores, no Jornal Opção deste fim de semana, informam que a candidatura a senador, na chapa do empresário Vanderlan Cardoso, deve ficar entre o ex-governador Alcides Rodrigues, o exs-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, e o comentarista esportivo Jorge Kajuru.
Esses seriam os nomes de que Vanderlan disporia para tentar montar a sua chapa majoritária – faltando ainda uma resposta para o imenso desafio de encontrar um candidato a vice-governador.
Vejamos o que se diz desses três nomes:
A avaliação corrente é que Alcides, que deixou o Governo muito mal avaliado, não teria coragem de assumir uma missão tão espinhosa como a disputa pelo Senado – caso venha a ser mal votado, estaria definitivamente desmoralizado na política estadual, onde a sua imagem já é ruim.
Jorge Kajuru, pela língua solta, representa outro tipo de problema. Ele ainda responde a dezenas de processos judiciais em Goiás e, com o xingatório que provavelmente abriria na campanha, seria alvo de ainda mais ações e se inviabilizaria a curto prazo (comenta-se que ele “fugiu” de Goiás para escapar à enxurrada de oficiais de Justiça que andavam atrás dele).
E, finalmente, Jorcelino Braga, conhecido pelo estilo duro de fazer política, mas que nunca disputou um cargo eletivo e costuma ser responsabilizado pelo naufrágio do Governo Alcides – no qual ele mandou mais que o governador.
Três nomes. Três encrencas para Vanderlan.