terça-feira , 26 novembro 2024
GoiásImprensa

Uma lição do TRE para o PT de Goiás não esquecer jamais: a liberdade de expressão é um direito sagrado no Estado democrático

A derrota do diretório estadual do PT, que teve arquivada ação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral pedindo a censura e a retirada do Goiás 24 Horas da internet, é uma lição para nunca ser esquecida – aliás, não só para o PT, como também para os demais partidos que tentaram calar o blog, como o PMDB e o PSB.

O PT agiu na contramão das tradições do partido em nível nacional. O médico Valdi Camárcio, que era presidente do diretório estadual no ano passado, quando a ação foi impetrada, contratou advogados para uma aventura jurídica – censurar e matar um veículo de comunicação – que acabou expondo e desmoralizando a legenda.

O Tribunal Regional Eleitoral já tem uma coleção de decisões favoráveis ao Goiás 24 Horas, ressaltando o predomínio do direito constitucional à liberdade de expressão e a garantia de que políticos e candidatos podem ser elogiados ou criticados à vontade, em órgãos de comunicação escrita ou na internet, sem que isso caracterize qualquer infração eleitoral.

Três ações do PT e também do PMDB contra o blog já foram despachadas para o arquivo. Cinco pedidos de liminares foram rejeitadas. Os magistrados que compõem o TRE continuam dando seguidas demonstrações de apreço e respeito à liberdade de expressão e ao direito que a sociedade tem de ver políticos e candidatos submetidos ao crivo da opinião livre.

E o que o Goiás 24 Horas faz e vai continuar fazendo.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....