O empresário Vanderlan Cardoso, que levou seus investimentos empresariais para Pernambuco, afirma que está copiando, no seu plano de Governo, mais de 70% das iniciativas do Governo pernambucano na área de segurança.
Segundo Vanderlan, o modelo de Pernambuco seria tão bem sucedido que o Estado teria passado 140 dias sem um só homicídio.
Atenção, leitor: esse dado é falso.
Vanderlan chutou. As estatísticas de violência de Pernambuco são muito piores que as de Goiás. E não é verdade que Pernambuco ficou 140 dias sem registrar um só homicídio, dado que Vanderlan vive repetindo, mas sem revelar a fonte.
O que você vai ler agora, leitor, são dados oficiais tanto do Governo de Pernambuco quanto do Governo de Goiás. Pernambuco, em 2013, registrou uma média de 8,5 homicídios/dia; Goiás, 7,05 homicídios/dia.
No total, houve 3.103 homicídios em Pernambuco, em 2013. Em Goiás, 2.576. Isso significa, em uma comparação direta, que em território pernambucano uma pessoa a mais é assassinada, todo dia, em comparação com Goiás.
O Estado que Vanderlan quer copiar conta com uma estrutura policial muito abaixo da goiana. Vamos conferir o setor de inteligência policial, que o milionário de Senador Canedo gosta de citar: ele informa que Pernambuco tem 450 homens na área de inteligência e, de má fé ou por desinformação, diz que Goiás só tem 50. Não é verdade.
Goiás tem um contingente policial trabalhando em inteligência quase 50% superior ao pernambucano. São 605 profissionais, sendo 412 na Polícia Militar, 151 na Polícia Civil, 10 no Corpo de Bombeiros e 32 na Secretaria de Segurança. No total, são 155 homens a mais que Pernambuco.
Pernambuco pode ser bom para Vanderlan investir dinheiro, mas, em termos de segurança, tem muito a aprender com Goiás.