terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Em entrevista, Vanderlan confirma ideia de copiar a política de segurança de Pernambuco. É fria: lá tem muitos mais homicídios que em Goiás

O empresário Vanderlan Cardoso, que levou seus investimentos empresariais para Pernambuco, afirma que está copiando, no seu plano de Governo, mais de 70% das iniciativas do Governo pernambucano na área de segurança.

Segundo Vanderlan, o modelo de Pernambuco seria tão bem sucedido que o Estado teria passado 140 dias sem um só homicídio.

Atenção, leitor: esse dado é falso.

Vanderlan chutou. As estatísticas de violência de Pernambuco são muito piores que as de Goiás. E não é verdade que Pernambuco ficou 140 dias sem registrar um só homicídio, dado que Vanderlan vive repetindo, mas sem revelar a fonte.

O que você vai ler agora, leitor, são dados oficiais tanto do Governo de Pernambuco quanto do Governo de Goiás. Pernambuco, em 2013, registrou uma média de 8,5 homicídios/dia; Goiás, 7,05 homicídios/dia.

No total, houve 3.103 homicídios em Pernambuco, em 2013. Em Goiás, 2.576. Isso significa, em uma comparação direta, que em território pernambucano uma pessoa a mais é assassinada, todo dia, em comparação com Goiás.

O Estado que Vanderlan quer copiar  conta com uma estrutura policial muito abaixo da goiana. Vamos conferir o setor de inteligência policial, que o milionário de Senador Canedo gosta de citar: ele informa que Pernambuco tem 450 homens na área de inteligência e, de má fé ou por desinformação, diz que Goiás só tem 50. Não é verdade.

Goiás tem um contingente policial trabalhando em inteligência quase 50% superior ao pernambucano. São 605 profissionais, sendo 412 na Polícia Militar, 151 na Polícia Civil, 10 no Corpo de Bombeiros e 32 na Secretaria de Segurança. No total, são 155 homens a mais que Pernambuco.

Pernambuco pode ser bom para Vanderlan investir dinheiro, mas, em termos de segurança, tem muito a aprender com Goiás.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....