Veja a matéria do Jornal Opção:
Júnior Friboi diz que Iris Rezende não será candidato a governador de Goiás. Deve disputar mandato de senador
Na semana passada, Iris Rezende continuou recebendo dezenas de pessoas no seu escritório político. Na semana passada, o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PMDB), o acompanhou durante uma manhã inteira. “Iris recebe apoio para disputar o governo todos os dias. É uma romaria. Mas ele não diz que é nem que não é candidato. Deixa o mistério no ar, pois pode decidir até junho, mas há mesmo um clamor para que seja o candidato do PMDB a governador. De qualquer maneira, o PMDB tem dois bons pré-candidatos, Iris e Júnior Friboi. PSDB, PSB e PT não têm dois pré-candidatos fortes, mas nós temos.”
Já Friboi, antes de trabalhar em Goiânia, terreno considerado mais de Iris, está fazendo a meca no interior. Na semana passada, esteve em vários municípios, como Vila Propício, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Goianésia, Rialma, Ceres e Rubiataba. No encontro regional do PMDB e partidos aliados em Rubiataba, estiveram presentes líderes de 21 municípios. Os deputados estaduais Paulo Cezar Martins, Daniel Vilela, Luiz Carlos do Carmo, José Essado, Wagner Siqueira, do PMDB, Francisco Gedda, do PTN, e os deputados federais Leandro Vilela e Pedro Chaves, do PMDB, acompanharam o pré-candidato do PMDB a governador. Marcelo Melo, pré-candidato a deputado federal, Gilmar Alves, de Quirinópolis, e Leonardo Veloso, de Rio Verde, estiveram presentes. Dez prefeitos compareceram e hipotecaram apoio ao empresário.
Gedda garante que o discurso de Friboi está afiado. “Ele disse que, se eleito, fará um governo municipalista e garantiu que vai investir pesado em segurança pública, inclusive duplicando os efetivos policiais, e que vai fazer uma gestão planejada e, em termos fiscais, responsável. Frisou também que vai investir maciçamente no setor de saúde, e em todo o Estado.”
Segundo Gedda, Friboi tem agradado os líderes, militantes e populares do interior porque tem uma “paciência de Jó”. “Ele ouve atentamente e, depois, apresenta suas ideias, às vezes incorporando algumas que lhe foram apresentadas nos encontros. As pessoas estão dizendo que Júnior é rico, mas não é arrogante.”
No encontro da semana passada, o que chamou mais a atenção dos peemedebistas foi o fato de Friboi ter dito que tem “certeza absoluta” de que Iris “não será candidato a governador”. Ele frisou que o líder histórico não tem ido ao interior, não tem feito grandes reuniões e que, no fundo, prefere ficar como “conselheiro” do partido. Em Rubiataba, o neopeemedebista enfatizou que Iris deve ser candidato a senador (o que o próprio Iris nunca confirmou). E garantiu que conhece Iris há 30 anos e que o relacionamento deles é “excelente”.