Veja matéria do Jornal Opção:
Pré-candidatura
“Falar em Marconi e em Friboi é a mesma coisa”, diz Antônio Gomide
Fala do anapolino foi ovacionada pelos militantes e também recebeu a aprovação do ex-secretário-geral do PT, Elói Pietá, que palestrou aos presentes
Reprodução/Facebook
Ex-prefeito de Guarulhos palestra durante evento no diretório municipal do PT, em Goiânia
Marcos Nunes Carreiro
Sob o tema “Gestão popular, democrática, ética e eficiente”, o PT realizou mais um encontro em Goiânia nesta quinta-feira (13/3), na sede do PT municipal, no Setor Leste Universitário. A reunião foi para falar sobre a formação do plano de governo a ser adotado pelo pré-candidato pelo partido, Antônio Gomide, que abriu o encontro falando da importância da formação de um plano consistente e confirmando aquilo que vem dizendo: “Continuamos com a tese de que nossas propostas irão atingir aquilo que o Estado precisa”, disse.
E com o plano de governo em mente, logo no início, Gomide falou também sobre a possível aliança com o PMDB. “Estamos buscando as alianças necessárias. Queremos estar junto com o PMDB, mas temos em mente que eles já tiveram a oportunidade de governar, assim como o PSDB. Agora, pela primeira vez, temos a oportunidade de estar à frente de Goiás. Está nas nossas mãos”. Já no fim do encontro, Gomide foi mais duro no discurso: “Falar em Marconi [Perillo] e em [Júnior] Friboi é a mesma coisa. Queremos estar junto com o PMDB, mas é preciso ter coragem para dizer isso.”
A fala do pré-candidato anapolino foi ovacionada pelos militantes e também recebeu a aprovação do ex-secretário-geral do PT e ex-prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, que palestrou aos presentes. O discurso de Pietá também foi no sentido de que o PT precisa ter candidatura própria e aconselhou: “É preciso fazer alianças para chegar ao governo, mas ter em mente que é mais importante ainda manter a governabilidade. Uma vez eleitos, não podemos delegar a ninguém a função de governar.”
Pietá esteve no encontro a convite do próprio Gomide, que tem mantido contato direto com o PT Nacional. Sua presença em Goiás, como adiantado pela Coluna Anápolis, fortalece a pré-candidatura de Gomide, pois mostra que a cúpula petista tem olhado com bons olhos para o estado, uma vez que Pietá tem link direto tanto com a presidente Dilma Rousseff quanto com o ex-presidente Lula.
Por pouco mais de meia hora, o ex-prefeito de Guarulhos destacou os pontos importantes em uma campanha, assim como as primeiras ações de um governante. A principal delas, segundo ele é o princípio básico da governabilidade: manter o apoio social. “É claro que precisamos buscar a maioria parlamentar, dentro dos limites éticos, mas é importante ter a população a seu lado. Mas acho que Gomide tem experiência nisso, visto sua alta aprovação em Anápolis”.
O deputado federal, Rubens Otoni, assim como os estaduais, não estiveram presentes. Apenas o pré-candidato a deputado federal, Edward Madureira, compareceu ao evento. Ouviu-se que o grupo de Pietá no PT deverá apoiar o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Edward, porém, limitou-se a apoiar a pré-candidatura de Gomide. Fora ele, estiveram presentes a vice-presidente do PT goiana, Kátia Maria; a prefeita de Ceres, Inês Brito; e a presidente da CMTC, Patrícia Veras.