sábado , 16 novembro 2024
Goiás

Editorial da Rádio 730 diz que oposição é trapalhona e critica caravana “Bye, Bye, Brazil”

Editorial publicado no site Portal 730 dá uma verdadeira paulada nas pretensões da oposição em Goiás. Texto não perdoa o amadorismo do grupo em montar a caravana para percorrer o Estado.

Veja o texto:

Desunida e trapalhona, oposição começa caravana fiscalizando obras de seus próprios prefeitos

O bloco de oposição na Assembleia Legislativa começou o ano prometendo barulho. Os ruídos aumentaram após a entrada de alguns e a adesão de outros sobre os quais recaía a esperança da turma do contra.

No lugar do governista Evandro Magal, novo prefeito de Caldas Novas, entrou Ney Nogueira, unha e esmalte com o ex-governador Alcides Rodrigues.

Como deputado, Misael Oliveira não fazia oposição. Ao sair para a prefeitura de Senador Canedo, Misael foi substituído por Simeyzon Silveira, irmão de igreja e de intenções de Vanderlan Cardoso, tido como pré-candidato a governador.

Uma dupla com a qual o governo contava no Parlamento, Júnio Araújo e Isaura Lemos, tomou o rumo da oposição.

Somados os petistas, os do PMDB e Francisco Gedda, mais os novos, imaginou-se que o governador Marconi Perillo teria trabalho. Seriam 16, número suficiente para pedir abertura de CPI, por exemplo.

O fiasco foi completo desde o início. Nas CPIs, então, o fracasso começou em 16, passou para 14, daí a 12. Poucos dias depois, eles se resumiam a seis. E começou a caça aos bruxos. Mauro Rubem, mais entusiasmado combatente anti-Marconi, disse na Rádio 730 que desconfiava de que algum colega tivesse se vendido. Outro oposicionista, Júnio Araújo, revelou que adesão de cada deputado custa 3 milhões de reais. Como não deram nome aos bois nem têm provas a apresentar, o barco da oposição ficou por isso mesmo, com a rachadura no casco. Nos quatro cascos de cada.

Agora, a meia dúzia de sobreviventes da oposição começa uma caravana pelo interior do Estado, depois de vistoriar escolas em Aparecida de Goiânia. Será uma novidade na ciência política e um trunfo de campanhas eleitorais se o ato de visitar escolas de um prefeito aliado passar a ser sinônimo de fazer oposição.

A oposição vai escolher entre os modelos de caravana. Um deles é a de Prestes, que percorreu o País, inclusive Goiás, saqueando fazendas. Outro é o cangaço, que estimulava estupros coletivos e têm o líder, Lampião, como queridinho de certa esquerda. Houve ainda a série de convescotes feitos por Lula na “Caravana da Cidadania”, antes de ser presidente. Mas o movimento goiano se parece mais com a “caravana Holiday”, do filme “Bye, Bye, Brazil”. Os trapalhões da vida real ficam longe do talento dos artistas dirigidos por Cacá Diegues. A semelhança é porque a caravana da oposição local é mesmo de rir, é mesmo uma piada.

Na teoria, são muitos partidos de oposição com deputados estaduais. Na prática, PT, PMDB, PSC, PCdoB, PRB, PTN e PP, somados, não enchem uma bicicleta cargueira. A guerra interna entre as siglas só não é maior que a guerra interna dentro das próprias siglas. A bancada do Partido Progressista tem dois integrantes e duas alas divergentes. No PSC, a mesma encrenca. Até no maior partido de oposição, o PMDB, existem defecções. No PT, então, só faltam socos e pontapés. O PT tem mais correntes que cantor de rap. Entre PT e PMDB não existe acordo, porque ambos se julgam no direito de lançar candidato na cabeça e ninguém quer ser o pescoço.

Enquanto seus adversários se unham mutuamente, Marconi Perillo está com chapa completa e desfazendo os desgastes. Faz obra para todo lado, inclusive com dinheiro federal, conseguido pelos opositores. Na ficção, a caravana Holiday é do “Bye, Bye, Brazil”. Na vida real de 2014, a caravana de oposição caminha para “bye, bye, volta ao governo”.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...