sexta-feira , 10 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

Pesadelo no fim de semana: Grupom e Serpes, com Marconi absoluto em 1º lugar, deixam oposição atônita, desnorteada e prostrada em silêncio

A divulgação, neste fim de semana, das pesquisas Grupom/Tribuna do Planalto e Serpes/O Popular, ambas apresentando os mesmos resultados, ou seja, confirmando o governador Marconi Perillo em primeiríssimo lugar, deixou a oposição atônita e com o fôlego suspenso – desnorteada,enfim.

E, no mais, absolutamente em silêncio.

Nas redes sociais, ninguém dá um pio. Ninguém da oposição, claro. Nem os principais políticos oposicionistas nem a tropa de choque oposicionista nem os tradicionais agressores e caluniadores do governador foram capazes de esboçar qualquer reação ou sequer comentar a pesquisa.

As duas pesquisas caíram como uma bomba. O próprio jornal O Popular teve dificuldade para analisar a pesquisas e seus jornalistas acabaram amontoando opiniões sem fundamento e previsões sem pé nem cabeça, também surpreendidos pela espetacular realão do governador. A Tribuna do Planalto igualmente teve dificuldades para reconhecer o desempenho de Marconi.

Na Tribuna do Planalto, na mesma edição que trouxe a pesquisa Grupom mostrando Marconi liderando em todos os cenários, o comentarista Vassil Oliveira escreveu um comentário ignorando o levantamento e afirmando que Marconi tende a ser derrotado pelo seu próprio Governo (um raciocínio difícil de entender). Na manchete, em vez de registrar a performance do governador, a Tribuna ressaltou que “Goiás é Marconi e Iris”, valorizando o fraco desempenho do peemedebista, que em todos os cenários ficou bem atrás de Marconi, e não destacando quem de fato apareceu em primeiro lugar, no caso Marconi.

O Popular por sua vez parece ter digerido na marra o resultado da pesquisa Serpes que privilegiou o tucano. A repórter política Fabiana Pulcineli – é ela, sempre ela – criou um enfoque esdrúxulo, somando os números dos candidatos do campo da oposição e comparando com os índices obtidos pelo governador – algo absolutamente inédito em termos de apresentação de pesquisas, na imprensa brasileira.Fabiana fingiu não enxergar a recuperação do governador e a diferença de até 7,9 pontos que ele registrou sobre o seu principal adversário, Iris Rezende, apenas dois pontos a menos que o resultado da eleição de 2010.

A liderança de Marconi, em duas pesquisas realizadas por institutos de credibilidade, parece ter doído – e não só entre os políticos oposicionistas.

É preciso admitir: os números conquistados por Marconi não só surpreenderam, como incomodaram.

Tanto político quanto jornalistas.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...