quinta-feira , 15 agosto 2024
EleiçõesGoiás

Para minimizar a liderança de Marconi na pesquisa Serpes, O Popular cria teoria de que ele vai disputar com a “oposição” e não com nomes

Através da jornalista e cientista política Fabiana Pulcineli, o jornal O Popular criou neste fim de semana uma nova abordagem para apresentar e analisar uma pesquisa eleitoral – no caso, a Serpes – aos seus eleitores.

Segundo o jornal, o governador Marconi Perillo, que é líder absoluto em todos os cenários (situação que foi antecipada pela pesquisa Grupom/Tribuna do Planalto), vai disputar as próximas eleições contra a “oposição”.

Pelo que se sabe, pelo menos de acordo com as regras da legislação eleitoral vigente até agora, Marconi e quaisquer outros candidatos a governador não vão disputar contra partidos nem aglomerados de partido, seja lá a denominação que tiverem, mas sim se lançarão em uma disputa entre nomes.

No final, o mais votado vence o primeiro turno. Se vai haver segundo turno ou não, aí são outros quinhentos.

Segundo O Popular, até em manchete, os índices do governador Marconi Perillo, na pesquisa Serpes, são superados pela “oposição”, quando o cenário inclui entre os candidatos oposicionistas o peemedebista Iris Rezende.

Ué, leitor… e daí? O fato determinante da pesquisa Serpes está longe de ter sido esse. O valor desse raciocínio é zero e só serve para minimizar o que realmente a pesquisa trouxe de novidade: a comprovação de que Marconi conseguiu reagir espetacularmente e assumir o 1º lugar contra quaisquer que sejam os candidatos.

Mais ainda: quando os cenários incluem Iris, o governador se aproxima da vantagem com a qual venceu o seu principal adversário em 2010, que foi de 10 pontos (hoje, Marconi já está com 7,9 pontos à frente de Iris).

Analisar a pesquisa Serpes resumidamente como um confronto entre Marconi e a oposição – e não entre Marconi e os nomes da oposição – só serve para avaliar as possibilidades de algo que todo mundo sabe que provavelmente vai acontecer, ou seja, a ocorrência do segundo turno, já que uma definição no primeiro turno, hoje, parece distante da realidade.

Mas uma pesquisa fala pelos números que apresenta (claro: quando o instituto tem credibilidade). Não adianta torcer nem fugir do foco.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...