segunda-feira , 25 novembro 2024
GoiásImprensa

Em 7 ações movidas por PMDB, PT, PSB e PRTB, a Justiça reafirma a liberdade de expressão e dá vitória ao Goiás 24 Horas em todas.Veja as razões dos juízes

Em sete ações movidas pelos PMDB, PT, PSB e PRTB, através dos seus diretórios regionais em Goiás, o TRE rechaçou a tentativa desses partidos de impor censura ao Goiás 24 Horas e também de mandar retirar o blog da internet.

Uma das ações, protocolada conjuntamente pelo PTMDB e PT e assinada pelos advogados Kowalsky do Carmo Edilberto de Castro Dias, chegou ao absurdo de apresentar uma lista de nomes – inclusive dos próprios Kowalsky e Edilberto – para que o TRE proibisse o Goiás 24 Horas de fazer qualquer citação a eles. Entre esses nomes, foi incluído o do prefeito Paulo Garcia e até do marqueteiro Renato Monteiro, apontado pela ação petista como “militante” do PT.

O TRE foi categórico e rejeitou todas as sete ações, considerando, no geral, que as postagens críticas do blog sobre políticos e candidatos simplesmente correspondem ao “exercício regular da liberdade de expressão” assegurada pela Constituição Federal a todos os brasileiros.

Confira agora os três pontos principais da jurisprudência firmada pelo TRE para declarar IMPROCEDENTES as ações que tentaram censurar e retirar o Goiás 24 Horas da internet:

1 – A interferência da Justiça Eleitoral na internet deve ser a menor possível.

2 – Veículos de comunicação escrita são livres para publicar opiniões abonadoras ou desabonadoras sobre políticos e candidatos a cargos públicos.

3 – A crítica a políticos e candidatos não configura crime eleitoral.

Esses três postulados, que correspondem à garantia constitucional da liberdade de expressão no Brasil, foram invocados pelos magistrados que exararam sentenças arquivando os sete processos movidos contra o 24 Horas.

Ainda restam três.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....