domingo , 12 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

Banner de Vanderlan defende a transparência, que faltou quando ele foi prefeito de Senador Canedo e por isso acabou condenado por improbidade

Periodicamente, o empresário Vanderlan Cardoso pendura banners com frases de efeito no seu perfil no Facebook.

Ao lado de fotos suas, geralmente contemplando o infinito, como um “estadista”, Vanderlan dá lições sobre a administração pública e se arvora em intérprete do que os “goianos” pensam e desejam.

O último é esse aí, sobre a transparência – que, sim, Vanderlan tem razão, é necessária e obrigatória em todos os níveis da administração pública.

Só que, quando alguém dá lições de moral, é conveniente que tenha um passado limpo e uma biografia adequada e em condições de dar credibilidade ao que está dizendo.

Não é o caso de Vanderlan. Ele foi prefeito de Senador Canedo e, por não dar atenção às regras da transparência que agora defende, foi denunciado pelo Ministério Público e responde como réu a vários processos de improbidade administrativa, inclusive um em companhia da sua esposa, Izaura Cardoso, também ré.

Pior ainda: em um desses processos, Vanderlan já foi condenado pela Justiça, em primeiro grau, e teve até os seus direitos políticos suspensos por três anos. Caso não consiga reverter a decisão no segundo grau, ficará inelegível e não poderá disputar as eleições deste ano.

Por que Vanderlan foi condenado? Segundo a sentença, por gastar R$ 550 mil reais da Prefeitura de Senador Canedo sem a devida transparência, ou seja, sem observar as normas legais. O milionário entregou essa pequena fortuna a um time de futebol, sem nenhuma contrapartida. Mais grave: o time era dirigido por um auxiliar seu. Transparência foi o que Vanderlan não observou.

Com tudo isso nas costas, ele ainda se acha credenciado a dar lições sobre… como se comportar com transparência na administração pública.

Aném…

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...