terça-feira , 26 novembro 2024
GoiásImprensa

Goiás 24 Horas já tem 7 vitórias no TRE-GO nos processos em que PMDB, PT e PSB tentaram liquidar o blog

Através dos advogados Kowalsky do Carmo, Edilberto de Castro Dias e Colemar José de Souza, o PMDB, o PT e o PSB propuseram ao Tribunal Regional Eleitoral mais de 10 ações pedindo a censura e a retirada do Goiás 24 Horas da internet.

Até agora, sete dessas ações foram julgadas e consideradas improcedentes pelo TRE. Na oitava, o pedido de liminar requerido pelo PMDB acaba de ser rejeitado. Devido ao fato de que as ações são praticamente cópias uma das outras, é certo que os processos ainda dependentes de sentença terão o mesmo desfecho, ou seja, irão para o arquivo.

Uma das ações, protocolada conjuntamente pelo PTMDB e PT e assinada pelos advogados Kowalsky do Carmo Edilberto de Castro Dias, chegou ao absurdo de apresentar uma lista de nomes – inclusive dos próprios Kowalsky e Edilberto – para que o TRE proibisse o Goiás 24 Horas de fazer qualquer citação a eles. Entre esses nomes, foi incluído o do prefeito Paulo Garcia e até do marqueteiro Renato Monteiro, apontado pela ação petista como “militante” do PT.

Segundo o editor do Goiás 24 Horas, jornalista Cristiano Silva, as sentenças do TRE mostram a atualidade e o conhecimento dos juízes que compõem a corte, que se posicionaram com firmeza a favor da liberdade de expressão em Goiás. Três teses do Tribunal, nas ações vencidas pelo blog, formam a partir de agora jurisprudência sobre o assunto. Confira:

1 – Veículos de comunicação escrita têm total liberdade para publicar críticas abonadoras ou desabonadoras sobre autoridades, políticos e candidatos.

2 – A interferência da Justiça Eleitoral na internet deve ser a menor possível e se limitar a sites ou blogs mantidos por candidatos e partidos.

3 – Críticas a autoridades, políticos e candidatos não configuram propaganda eleitoral extemporânea negativa.

Derrotados, os advogados Kowalsky do Carmo, pelo PMDB; Edilberto de Castro Dias, pelo PT; e Colemar José de Souza, pelo PSB, ainda não deram um pio sobre as decisões do TRE nos processos contra o Goiás 24 Horas que eles protocolaram… e perderam.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....