Em artigo em O Popular, nesta segunda-feira, a repórter política Fabiana Pulcineli defende uma tese: a oposição subestimou o governador Marconi Perillo e o resultado é que, hoje, o tucano “em situação bem mais confortável que supunham os opositores”.
O primeiro ponto citado pela jornalista é o desgoverno do prefeito Paulo Garcia, em Goiânia, que beneficia Marconi na medida em que a comparação com a administração estadual é tremendamente favorável a esta. A doação de recursos do Estado para a aquisição de caminhões coletores de lixo, segundo Fabiana Pulcineli, foi uma “jogada estratégica” que beneficiou a imagem do governador.
Em seguida, o artigo aponta para a falta de unidade da oposição, “que prefere se engalfinhar a se preparar para enfrentar o adversário”. Os três candidatos oposicionistas – Júnior Friboi, Antônio Gomide e Vanderlan Cardoso –, conforme afirma Fabiana, enfrentam dificuldades: Friboi, por ter herdado de Iris Rezende o PMDB conflagrado; Gomide, pela falta de capilaridade do PT no interior; e Vanderlan, pela carência grave em matéria de estrutura e por estar cercado de desconfianças sobre a viabilidade da sua candidatura.
No final, uma previsão da jornalista: “Tudo isso mostra o equívoco de se subestimar o potencial do tucano. Marconi ainda enfrenta desgastes, mas ganhou pontos com as circunstâncias e ganhará ainda mais a depender dos rumos da oposição”.