Em artigo no seu blog, o jornalista Afonso Lopes afirma que tudo o que o dinheiro podia fazer por Júnior Friboi, no esforço de conseguir a candidatura do PMDB a governador, já foi feito. De agora em diante, explica Afonso, o desafio para o bilionário é ganhar a “confiança popular” e para isso o dinheiro não conta por que “não dá pra sair por aí atrás de eleitores usando a mesma tática empregada na conquista de apoios partidários”, ou seja, “comprando”.
Escreve Afonso que dinheiro é fundamental em eleições, mas “nem todo o dinheiro do mundo é suficiente por si só para garantir uma vitória”.
O jornalista acredita que, por enquanto, Friboi não tem apoiadores e, sim, “mercenários” ao seu lado. E conclui: “A candidatura de Júnior Friboi, portanto, tem pela frente a árdua tarefa de erguer um exército que vá além daqueles que foram eventualmente atraídos pela promessa da fartura financeira, conforme acusou Iris Rezende e admitiu o próprio Friboi com suas promessas. Para isso, terá que fazer em um ou dois meses o que os políticos históricos levam anos para conquistar. Até aqui, o jogo político pode ser resolvido à maneira Friboi, mas daqui em diante, não. Esse é o maior desafio dele a partir de agora. Um baita desafio”.