Em abril, a maioria das macrorregiões definidas pela Secretaria de Segurança Pública apresentou redução do número de homicídios ante o mesmo mês do ano passado. Mas a maior delas ocorreu em Anápolis, que obteve uma queda superior a 35%. No acumulado do ano, Anápolis teve 23% menos crimes de morte em 2014.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Joaquim Mesquita, os últimos dados estatísticos sobre a ocorrência de crimes de morte em Anápolis refletem os primeiros resultados do aperfeiçoamento das ações de segurança e do aumento do efetivo iniciados ao longo do ano passado.
Desde então, foi implantado o Programa Goiás Cidadão Seguro, que, entre as principais ações, possibilitou a ampliação do efetivo das polícias em aproximadamente 30% e a adoção de um novo modelo de gestão. Um dos principais pilares, lembra Joaquim Mesquita, foi a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública, entre outras medidas. Anápolis, por exemplo, passou a ter um dos maiores efetivos policiais do Estado, em relação ao número de cidadãos.