O Jornal Opção, em seu editorial neste fim de semana, faz uma análise devastadora para a candidatura do empresário Vanderlan Cardoso.
O semanário começa lembrando o cientista político Cesar Romero Jacob, da PUC do Rio de Janeiro, que afirma que os terceiros colocados em uma eleição costumam virar pó na eleição seguinte – desafio que agora está posto para Vanderlan, que foi o terceiro colocado em 2010 e neste ano enfrenta dificuldades para viabilizar a sua candidatura.
A falta de estrutura transformou-se em um obstáculo intransponível para o milionário socialista, afirma o Jornal Opção, citando um exemplo: “ Vanderlan não tem políticos decisivos sequer para recebê-lo nas suas visitas ao interior; tanto que evangélicos da Assembleia de Deus são destacados para fazer número nas recepções”, diz o jornal.
A polarização política entre o PSDB e o PMDB é tão forte, em Goiás, que mina qualquer chance de sucesso para as supostas terceira ou quarta vias. Nesse sentido, o editorial do Jornal Opção acredita que o bilionário Júnior Friboi, como candidato peemedebista a governador, vai crescer e disputar a eleição com o governador Marconi Perillo, solapando Vanderlan e engolindo os poucos votos que ele ainda tem.
O Jornal Opção aponta ainda uma questão de fundo ideológico na candidatura de Vanderlan: “Ele é um político de direita sob camuflagem de esquerda. Por isso, a base de Vanderlan, no lugar de aumentar, decaiu, porque os votos de esquerda são do candidato petista, Antônio Gomide”.