O Diário da Manhã publica, nesta segunda-feira, uma pesquisa do instituto Fortiori, abrindo mais uma rodada de levantamentos sobre a sucessão governamental em Goiás – que terá na sequência os números do Serpes, em O Popular; do Grupom, na Tribuna do Planalto; e do Verus também no Diário da Manhã.
A pesquisa Fortiori que o DM vai publicar é a primeira feita em Goiás depois que Iris Rezende renunciou à sua pré-candidatura pelo PMDB.
A expectativa é pela verificação de como ficaram os números de intenções de votos com a disputa sem Iris, ou seja, para quem vai a fatia que antes ficava com o velho cacique peemedebista – ele sempre apareceu em segundo lugar, atrás do governador Marconi Perillo.
O Goiás 24 Horas põe todas as suas fichas em uma hipótese: o governador Marconi Perillo deverá se consolidar como vitorioso no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, com mais votos que a soma de Júnior Friboi, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide.
Mais uma aposta: o empresário Vanderlan Cardoso, que sonha herdar os votos de Iris, vai permanecer com os mesmos 16,6% que tem desde a eleição de 2010, ou seja, continuará estagnado. Os votos de Iris deverão ser distribuídos entre Marconi Perillo, Júnior Friboi (talvez o principal beneficiário) e Antônio Gomide.
E, finalmente, mais um palpite: para o Senado, Ronaldo Caiado continuará crescendo como o principal nome, perdendo apenas para Iris Rezende.