Outro professor da PUC, Pedro Araújo Pietrafesa, doutor em Ciências Sociais, também analisou para o Diário da Manhã a pesquisa Fortiori que confirmou o governador Marconi Perillo como líder absoluto e com aprovação de 52% para o seu desempenho pessoal e 44% para o Governo.
Para o professor, “a população nutre um sentimento de satisfação em relação ao Governo do Estado e por isso a pesquisa, assim como as anteriores, indiciou o favoritismo do governador”.
Pedro Araújo Pietrafesa entende que, se o Governo continuar com os atuais índices de aprovação, “dificilmente a população mudará os votos para um candidato que tenha outra proposta de gestão”. O problema, para os candidatos oposicionistas, é que “até agora, as pessoas estão satisfeitas com o atual governador”, acrescenta o professor.
Ele também confirma a tese do cientista político Wilson Cunha, seu colega na PUC, no sentido der que os votos de Iris Rezende, com a sua saída do processo, não foram absorvidos só pela oposição e, sim, diluídos entre todos os candidatos, inclusive o governador Marconi Perillo.