Todo mundo sabe que o marketing do empresário Vanderlan Cardoso é orientado pelo ex-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, uma das raríssimas pessoas sobre a face da terra que admite, sem meias palavras, que é movida pelo ódio e pelo ressentimento.
Isso porque Braga, há pouco tempo, teve declarações publicadas pela coluna Giro, afirmando que considera o governador Marconi Perillo como seu inimigo pessoal. De tão pesadas, as afirmações de Braga foram amenizadas na coluna, mas o ex-secretário e marqueteiro distribuiu uma nota, via redes sociais, reafirmando em tom duríssimo que “odeia” Marconi.
Para se vingar de quem odeia, Braga instrumentalizou Vanderlan. O milionário socialista radicalizou o discurso e, em vez de apresentar propostas, faz questão de aproveitar todas as oportunidades para atacar o governador.
Agora mesmo, Vanderlan ganhou no colo dezenas de pílulas no horário nobre da televisão, por conta do tempo de propaganda institucional do PSB. O que aconteceu? Braga, cuja produtora Kanal Vídeo elaborou os comerciais, direcionou negativamente as falas de Vanderlan para ataques ao Governo, deixando de lado as propostas e qualquer fala positiva.
Mais uma vez, prevaleceu o ódio assumido de Braga contra Marconi. Vanderlan sempre foi amigo do governador, já esteve com ele dezenas de vezes e não tem nenhum motivo – a não ser a proximidade com o seu marqueteiro – para endurecer a linguagem em relação ao Governo.
Mas o resultado do discurso agressivo de Vanderlan é que ele está caindo nas pesquisas, conforme mostrou o instituto Fortiori, em levantamento publicado nesta semana pelo Diário da Manhã, que trouxe um tombo de 4 pontos para o empresário em relação à pesquisa de janeiro último.
Claro, existem outros motivos para a queda do ex-prefeito de Senador Canedo: o provincianismo, a falta de aliados, a estratégia amadora de campanha e principalmente a completa ausência de estrutura.
Porém, vale lembrar o ensinamento de Duda Mendonça, um dos marqueteiros mais afamados do país: quem bate, perde.