Veja matéria do Diário da Manhã:
Base volta a pedir Marconi candidato
Lideranças nacionais de legendas aliadas reforçam apelo em encontro, em Rio Verde; seis prefeitos do PMDB anunciam apoio à reeleição do tucano, durante o evento
Diário da Manhã
Helton Lenine
Lideranças nacionais de partidos da base aliada estadual reforçaram neste sábado, em Rio Verde, os apelos para que o governador Marconi Perillo (PSDB) concorra à reeleição. No Encontro dos Partidos da Base, realizado no Centro de Tradições Gaúchas do município, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), e os presidentes nacionais do PP, senador Cyro Nogueira, e do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, afirmaram que o sucesso da administração do tucano o credencia como candidato natural do grupo ao Palácio das Esmeraldas, além de o único capaz de manter as legendas unidas.
Marconi voltou a falar que sua decisão de disputar ou não a reeleição será anunciada somente no final de junho, no dia 28, quando o PSDB realiza a convenção partidária que definirá a chapa majoritária para o Palácio das Esmeraldas. O governador disse, no entanto, que está agradecido e honrado pelo apoio de sua base e que as declarações dos aliados o motivam a trabalhar ainda mais para cumprir o programa administrativo, pactuado com a população goiana nas eleições de 2010. “Graças ao empenho de todos, estamos fazendo o governo mais realizador da história de Goiás”, afirmou Marconi.
A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos, pré-candidata do PP ao governo do Rio Grande do Sul, completou o time de lideranças nacionais que prestigiaram o Encontro dos Partidos da Base Aliada Estadual, que teve a presença ainda da senadora Lúcia Vânia, do vice-governador José Eliton (PP), do pré-candidato a senador pelo PSD, deputado federal Vilmar Rocha, além de diversos outros parlamentares e 70 prefeitos. Seis prefeitos do PMDB participaram do encontro e declararam apoio à reeleição de Marconi durante o encontro: Argemiro Rodrigues (Caiapônia), Fernando Vasconcelos (Goiatuba), Luiz Teixeira (Niquelândia), Márcio Barbosa Vasconcelos (São Simão), Ailton Minervino (Turvelândia) e Adão Diogo (Portelândia).
Os prefeitos do PMDB ressaltaram as realizações do governo Marconi e destacaram as parcerias do governo de Goiás com seus municípios, enfatizando o perfil municipalista do tucano, para detalhar as razões que os levaram à decisão de apoiar a reeleição do governador. Marconi agradeceu o apoio dos prefeitos peemedebistas e disse que a decisão deles demonstra, ainda mais, que a administração está no caminho certo que o “projeto do tempo novo é vitorioso, reconhecido pela população e capaz de corresponder às expectativas dos goianos”. “Nosso governo está presente na vida de todos os goianos, de todos os municípios, independentemente da posição partidária dos prefeitos, porque estamos fazendo uma administração republicana e acima das diferenças políticas”, relatou o governador.
O governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, que é goiano, natural de Rio Verde, disse que Goiás não pode prescindir da liderança política de Marconi, que “modernizou o Estado e está realizando a maior administração da história goiana”. O pepista aproveitou para defender a pré-candidatura do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) para a Presidência da República, afirmando que o tucano “vai tirar o Brasil do atraso.”
Os senadores Cyro Nogueira e Ana Amélia Lemos e o ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab também afirmaram que Goiás precisa continuar sob o comando de Marconi, para que a modernidade, as obras e a gestão municipalista prossigam em trajetória certa e segura. “O governador Marconi tem defendido os prefeitos e participado dessa luta por mais recursos para as prefeituras”, declara Ana Amélia. “Marconi realiza um governo de profundos avanços, com muita seriedade e competência”, disse Kassab, por sua vez. Cyro pontua que Marconi está realizando “o melhor governo da história dos goianos, com obras que estão transformando a cara de Goiás”.
O vice-governador José Eliton cita que o governador é seu maior exemplo como figura política e disse que ainda se surpreende com a capacidade de trabalho de Marconi. “Aprendi muito com sua trajetória, governador. O senhor nos mostra, sempre, que na vida nós temos que assumir compromissos. O senhor assumiu esse compromisso, e está cumprindo, de realizar o maior governo da vida dos goianos”, ressaltou o pepista. “O seu projeto é o meu projeto, governador, e o nosso projeto comum é fazer um Goiás cada vez melhor para os goianos, através de uma administração que está mudando a história do nosso Estado”, disse ainda o vice-governador.
Marconi enalteceu “a lealdade, o compromisso e o companheirismo” de José Eliton e de Vilmar Rocha, afirmando que os três estão no mesmo projeto. “O vice-governador José Eliton foi o grande destaque das eleições de 2010. No governo, ele sempre esteve do meu lado, em todos os momentos. Ele poderia ter me abandonado durante as crises, mas prosseguiu comigo, ficando ainda mais perto de mim e me ajudando muito a fazer essa administração, que será a maior da história de Goiás”, disse Marconi. Sobre Vilmar, o tucano afirmou que o deputado federal “foi um dos primeiros a acreditar em mim, a ficar do meu lado, sempre leal e companheiro, mantendo firme suas convicções, me ajudando de forma decisiva, com sua experiência e conteúdo, a governar o Estado de Goiás”.
Marconi fez ainda um balanço de sua administração, declarando que está orgulhoso e feliz com os resultados nas áreas da saúde, da educação, da segurança, da infraestrutura e na área social. “Tenho muito orgulho de dizer que, na saúde, os hospitais do Estado são tão bons e, em muitos casos, muito melhores que os melhores hospitais particulares do Brasil”, afirmou o governador. O tucano também lembrou que a determinação e o trabalho 24 horas estão melhorando a segurança pública e reduzindo os índices de criminalidade no Estado. “Dissemos e estamos fazendo de 2014 o ano da segurança, enfrentando com muita disposição o problema da violência, que é um desafio a ser superado por todos os Estados e municípios e que, precisa, urgentemente, da participação efetiva do governo federal”, disse Marconi.
Esta é a segunda vez que os partidos da base conclamam o governador a disputar a reeleição. No último encontro da base, realizado há 15 dias em Luziânia, as legendas também pediram a Marconi que aceite o desafio. Ontem, os partidos aliados entregaram ao governador uma carta em que pedem que o tucano assuma a liderança da chapa do grupo. Marconi voltou a dizer que continuará participando dos encontros da base aliada, incluindo a reunião em Anápolis, no dia 14 de junho, e os encontros do Diretório do PSDB Mulher e da Juventude do PSDB, também durante este mês.