O jornalista Cristiano Silva, editor do Goiás 24 Horas, diz que sempre confiou no preparo e na qualificação dos juízes que compõem o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás e por isso não se surpreendeu com a série de nove sentenças a favor do blog, em ações movidas pelos diretórios estaduais do PMDB-PT em Goiás.
“Não é de hoje que o TRE tem consolidado jurisprudência a favor da liberdade de expressão. Na eleição de 2010, por exemplo, o PMDB tentou o censurar o Diário da Manhã, mas também foi derrotado. O TRE nunca vacila quando está em suas mãos a defesa de liberdade de expressão em Goiás”, afirma Cristiano Silva.
O editor avalia como “ridículos” os argumentos levantados pelos advogados Kowalsky do Carmo, representante do PMDB, e Edilberto de Castro Dias, procurador jurídico do PT, apontando o blog como produto de uma operação do Governo do Estado contra os seus adversários políticos, sem apresentar uma única prova: “Isso é intolerância pura. O Goiás 24 Horas custa R$R 49 por mês, que é o preço da sua hospedagem na Locaweb. Todas as notas, pesquisas, gráficos e ilustrações são produzidas por colaboradores livres, pelo gosto e prazer de exercitar a veia crítica em um Estado onde dois dos seus principais partidos, o PMDB e o PT, fogem do debate, não aceitam críticas e praticam o que condenaram na época da ditadura militar”.
O resultado é que o Goiás 24 Horas ganhou nove ações propostas pelo PMDB-PT na tentativa de censura e eliminar o blog.
Vitória do Goiás 24 Horas? “Não só”, conclui Cristiano, “como também vitória da liberdade de expressão em Goiás”.