sábado , 16 novembro 2024
Goiás

Juiz desmente que liminar proíbe Assembleia de divulgar tabela de cargos e salários

O juiz Ari Ferreira de Queiroz, da 3a Vara da Fazenda Pública Estadual, desmentiu a Assembleia Legislativa – que, através da assessora de imprensa e do próprio presidente Helder Valin, além do diretor-geral Milton Campos, negou informações sobre a tabela de cargos e salários dos funcionários do Poder.

Em email dirigido ao blog Goiás24horas, a chefe do Núcleo de Imprensa da Presidência (nome pomposo de um dos cargos com supersalários criados em segredo), jornalista Heloísa Lima, disse textualmente:

“A Assembleia não pode se pronunciar quanto a salários por conta de liminar obtida pelo sindicato de servidores da Casa junto a 3ª vara da fazenda pública estadual. Sendo assim, não falaremos sobre salários até que haja julgamento do mérito ou suspensão da liminar”.

Ouvido pela Rádio CBN sobre a negativa da Assembleia, o juiz Ari Ferreira de Queiroz – que foi o magistrado que concedeu a liminar citada pela assessora da Assembleia – disse o seguinte:

“Entendo que a Assembleia Legislativa, como o Tribunal de Justiça, como o Tribunal de Contas do Estado, como qualquer outro órgão público, não pode esconder a remuneração dos cargos”.

E o juiz ainda acrescentou:

“A Assembleia não pode negar o acesso à informação de qual o valor dos cargos A, B, C, D, o valor montante da folha de pagamento”.

A liminar, segundo explicou o juiz Ari Ferreira de Queiroz, de fato proíbe a divulgação da lista nominal de funcionários, com os seus respectivos salários. Se a Assembleia está se recusando a fornecer a tabela de cargos e salários, sob a alegação de ter sido proibida por decisão judicial, segundo o magistrado, ela está ampliando por conta própria os efeitos da liminar.

No final da entrevista do juiz, a jornalista Fabiana Pulcineli resumiu:

“Ficou muito claro que a Assembleia, de forma muito conveniente, está ampliado os efeitos dessa liminar. Quer dizer, a liminar impediu que a Assembleia divulgasse os salários com a lista nominal dos servidores, impediu essa identificação individualizada dos salários, mas não impede a tabela de cargos e salários e a Assembleia se apoia nessa liminar para não fornecer. A Assembleia Legislativa está de fato contra a lei de acesso à informação e à lei de Transparência, que é mais ampla. A Assembleia insiste nessa questão de falta de transparência”.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...