O site de notícias Mais Goiás publicou matéria sobre as frases de efeito – vazias – do candidato ao Senado na chapa do PMDB, Ronaldo Caiado.
Veja a íntegra do texto:
Do Mais Goiás, em Goiânia
As primeiras duas semanas de campanha eleitoral em Goiás começaram com o mais previsível: as declarações polêmicas de Ronaldo Caiado (DEM).
O político é conhecido pelo uso de expressões e ideias ditas no calor da paixão política e muitas vezes precisa refazê-las para evitar processos ou repercussões negativas.
Candidato ao Senado que lidera as pesquisas divulgadas na última semana, o deputado federal disse quinta-feira à noite em seu Twitter que vai quebrar as placas de publicidade do governo.
O deputado que assina #AmorporGoiás provocou uma reação em cadeia e de revolta no Governo Estadual e ironia nas redes sociais.
Caiado passou a ser chamado de Black Block no twitter e no Facebook. Um vídeo viral já circula nos WhatsApp em que ele aparece mascarado como os protestantes que usam força e violência nas manifestações de junho de 2013.
O político, que participou do governo até meados de junho, tem dito que a administração de Goiás faz muita propaganda e poucas obras.
A ameaça de Caiado encontrou em Jayme Rincon, presidente da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras), o desafiante certo para as provocações.
Semelhante a Caiado na forma combativa de apresentar suas ideias, Rincon afirmou que aguarda Caiado mostrar onde estão as placas que quebrou e que estava há tempos em busca do vândalo que tem depredado o patrimônio público do Estado.
Ele disse que vai interpelar criminalmente Caiado caso tenha realmente quebrado o patrimônio do Estado. E desafiou o deputado a mostrar placas que não tenham obras correspondentes.
Rincon afirma ao MAIS GOIÁS que enxerga com preocupação o tom de campanha de Caiado. “Ele será notificado pela Chefia de Advocacia da Agetop para que indique quais as placas foram destruídas por ele”.
A Agetop entrará com ação criminal contra o deputado por incitamento à desordem, afirma Rincon.
INTERPRETAÇÃO
Caiado voltou atrás na referência das placas e mudou a interpretação do discurso: O político reafirmou na tarde desta sexta-feira que disse ter “quebrado” o emplacamento do Detran, mas a construção do texto de seu Twitter não sugere isso:
Apesar de não ser literal, o conteúdo do Twitter leva a crer que ele tem quebrado outras placas: “Não dá para andar sem trombar nelas”. A última frase se refere às placas de propaganda. Na sequência, a terceira frase, fala em quebrar placas.
Recentemente o Detran também desmentiu o político ao anunciar documentos que mostram que a suspensão do emplacamento do órgão foi feito antes de Caiado externar qualquer espécie de crítica.