quinta-feira , 16 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

O Popular publica novo editorial defendendo “debate de ideias e propostas” e diz que “campanha de baixarias” provoca “rejeição do eleitorado”

Alô Iris Rezende. Alô Ronaldo Caiado. O editorial de O Popular, neste domingo, volta novamente ao tema das baixarias e ataques na campanha eleitoral e defende mais uma vez que os candidatos devem se voltar para o “debate de ideias e propostas” para Goiás.

Desde o início da campanha, o PMDB radicalizou o discurso, com Iris Rezende e Ronaldo Caiado disparando acusações e denúncias, sem comprovação, contra os adversários. Em contrapartida, o governador Marconi Perillo anunciou que não vai responder e insistirá na campanha 100% propositiva.

Segundo o editorial de O Popular, “a ausência de compostura é prejudicial aos próprios candidatos a representantes públicos, porque não apenas não atrai simpatia como, ao contrário, tende a provocar rejeição do eleitorado”,

Veja o texto, na íntegra:

Respeito ao eleitor

Foi deflagrada a campanha para as eleições majoritárias e proporcionais de 5 de outubro, com a abertura também, em poucos dias, dos programas da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Este momento exige dos partidos e dos candidatos compromisso com a ética e o decoro a fim de evitar a chamada baixaria.

A Justiça eleitoral tem de ser bastante rigorosa para impedir deslizes éticos e insultos aos eleitores. Uma campanha de bom nível contribui para o aperfeiçoamento da democracia. Mas agressões pessoais e acusações sem fundamento comprometem o debate de ideias e propostas.

A ausência de compostura é prejudicial aos próprios candidatos a representantes públicos, porque não apenas não atrai simpatia como, ao contrário, tende a provocar rejeição do eleitorado. O cidadão tem hoje amplo acesso a canais diversos de informação e também, graças à internet, pode opinar e influenciar em redes sociais. Um deslize, por menor que seja, tem potencial para se tornar viral, contaminar negativamente e até mesmo destruir as pretensões políticas de quem o cometer.

As instituições democráticas vêm se consolidando e asseguram a todos o direito à livre expressão. Que ele seja usado para discutir questões sérias e urgentes que tanto afetam a vida de todos, como saúde, educação, segurança, trânsito, meio ambiente, para citar apenas alguns dos pontos essenciais.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...