segunda-feira , 29 abril 2024
ImprensaNacional

No Jornal Nacional, Aécio afirma que ProUni, do governo Lula, foi inspirado em Marconi

Veja matéria do site Brasil 247:

Goiás247 – O candidato à presidência da República, Aécio Neves (PSDB), citou o governo de Goiás, de Marconi Perillo (PSDB), como modelo para o programa ProUni, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, durante entrevista ao Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira.

Aécio falou de como pretende gerenciar os programas sociais no seu governo. “Eu não só vou continuar com o Bolsa Família, como eu quero que além da privação da renda, as pessoas que o recebem, possam ter uma ação do Estado para que outras carências; de saneamento, de educação, de segurança, possam também ser sanadas. O ProUni é uma inspiração numa experiência do governo de Goiás. Todo mundo de alguma forma copia e aprimora e ninguém tem que ter vergonha disso. Meu governo será renovador no campo ético e vai manter as boas políticas”, disse Aécio.

O ProUni oferece bolsas de estudos para alunos carentes em faculdades particulares. É o mesmo modelo do programa Bolsa Universitária, criado por Marconi em seu primeiro governo.

Desde 1999, o Bolsa Universitária já beneficiou 153 mil estudantes. No segundo semestre deste ano 10 mil estudantes foram atendidos. Também nesta segunda-feira, o candidato Iris Rezende reconheceu o valor do Bolsa Universitária e garantiu que vai manter o programa caso seja eleito governador de Goiás.

Reconhecimento

Na solenidade de apresentação do Bolsa Família, o então presidente Lula afirmou que foi Marconi Perillo quem sugeriu a unificação das políticas sociais. A inspiração veio do programa Renda Cidadã, criado por Marconi, e que já utilizava o cartão magnético.

Artigos relacionados