Leia reportagem publicada no jornal Diário da Manhã:
PMDB enfrenta crise em sua equipe digital
Candidato ao governo tem curtidas de gente com nome estranho e que não vota em Goiás
A indisposição da equipe da empresa Invicta, que comandava perfis do candidato Iris Rezende (PMDB), com o comando da campanha, fato ocorrido na sexta-feira (8), tem rendido comentários na internet e inúmeros rumores entre especialistas em uso de redes sociais e políticos.
Em contato com o Diário da Manhã, uma fonte ligada à equipe, que pede anonimato, afirma que ocorreu uma quebra contratual e que a Invicta se afastaria. “Existem coisas estranhas no perfil de Iris, das quais não concordamos”, disse.
O ‘estranho’ poderia ser, por exemplo, uma suposta compra de ‘likes’ (curtidas), que não é proibido, mas seria antiético.
Na internet, uma curtida significa audiência, aprovação ou que você disse ou fez algo louvável. A crise do PMDB está exatamente nestas curtidas.
A fonte de dentro da empresa é especialista em redes sociais e explica que o Facebook de Iris trouxe, de um dia para o outro, um grande volume de curtidas, cerca de 10 mil a mais – algo inédito e praticamente impossível para um perfil não global.
As curtidas surgiram sem comentários, o que é esperado em um grande volume de interações, diz a fonte.
Logo em seguida, porém, essas curtidas foram tiradas da página Iris Rezende Grupo. O fato passaria desapercebido, não fosse o Facebook registrar a movimentação: um gráfico em formato de pirâmide está lá na página, ao se clicar nas 18.351 curtidas. Ele significa um pico brusco e uma queda vertiginosa.
ESTRANGEIROS
Quem clica na imagem central da página de Iris Rezende ainda pode conferir quem anda curtindo o candidato: Joshua Irwin, Marie Burnote, Doug Otter, Eugene Qa, Prabhu Chirag e centenas de outros nomes excêntricos e esquisitos. Os seguidores bizarros indicam que a página não estaria diante de um crescimento saudável e profissional.
Ao procurar alguns dos nomes, o internauta chega a páginas sem vida e vazias. Essas pessoas não votam em Goiás e dificilmente devem existir de fato. São personagens fakes (falsos) que devem ser vendidos em pacotes de ‘likes’ ao custo de 5 mil dólares, informa Luiz Carlos Alcântara, mestre em Comunicação e especialista em redes digitais.
Seguidor de Iris, Andrew Paul de Maio, por exemplo, é um suposto fake que aparece em kits vendidos pela internet. Possivelmente, não existe. Mas ele é amigo e fã de Iris.
Ao DM, a fonte que atuava nas redes sociais para o PMDB disse que o mais grave é a forma com que o grupo se afastou da campanha, por falta de profissionalismo e entendimento dos contratantes em relação ao que fazem.
Ele afirma que o Invicta não trabalha com armações digitais nem criação de perfis falsos, pois numa campanha eleitoral as curtidas precisam tornar-se votos reais e não imaginários. “Do que adianta trazermos um nome estranho e bizarro? Ele não vota”, diz.
Na sexta-feira (8), antes de sair da campanha, o grupo Invicta entrou no perfil e se despediu dos internautas. Disse que tem apreço por Iris Rezende, mas que os assessores dele estariam realizando escolhas erradas.
O grupo declarou que, em breve, a página de Iris terá outros locais de publicação, fora de Goiânia, o que evidenciaria outras mudanças estranhas. O DM procurou o marqueteiro Paulo de Tarso, que cuida agora das publicações do PMDB na internet, mas não conseguiu retorno.