Em editorial, nesta terça-feira, o jornal O Popular volta ao tema da credibilidade dos políticos em época de campanha eleitoral e afirma que os programas políticos na televisão não despertam o interesse da maioria da população brasileira.
O Popular cita pesquisa do Datafolha, publicada domingo, na qual apenas 20% dos eleitores se declararam interessados na propaganda política na televisão.
Segundo o jornal, uma das causas da baixa atratividade da campanha na TV é o excesso de fantasia dos candidatos e também a insistência em “maquiar ou piorar os fatos”.
Veja o editorial, na íntegra:
Propaganda eleitoral
Pesquisa Datafolha divulgada domingo revelou que praticamente metade do eleitorado brasileiro (46%) afirma ter “nenhum interesse” pela propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Outros 33% dizem que têm “um pouco” de interesse, e só 20% se declararam interessados.”
Ao serem perguntados se julgam o horário eleitoral importante na decisão do voto, 34% responderam que é “muito importante”. Já 29%, “um pouco importante” e o maior grupo, 36%, respondeu “nada importante”.
Essa pesquisa confirma a baixa credibilidade dos programas eleitorais, muito focados em fantasiar realidades, seja para piorar ou para maquiar fatos, e em apresentar promessas que a maioria dos eleitores sabem ser irrealizáveis.
Falta conteúdo aos programas e sobra demagogia por culpa não apenas dos candidatos, mas também dos partidos que convalidam os programas, em especial dos candidatos aos cargos de deputado federal e estadual.
O mundo globalizou-se, a tecnologia aproximou as pessoas e ampliou o acesso à informação. O eleitor, claro, também mudou, está mais atento e mais exigente. Isso devia qualificar o debate e provocar mudanças nas propagandas eleitorais, um meio que deve ser mais bem utilizado para ajudar o eleitor a se informar, pois apesar da baixa audiência ele ecoa na sociedade e chega a mais eleitores.
[vejatambem artigos=” 40535,40542… “]