quarta-feira , 20 novembro 2024
Goiás

Tradição de escolher o presidente da Assembleia entre os deputados da maior bancada perdeu o sentido com a pulverização partidária da Casa

Tradicionalmente, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás é escolhido entre os deputados do partido com a maior bancada na Casa.

Assim, por exemplo, foram indicados nos últimos oito anos Jardel Sebba e Helder Valin, cada um com dois mandatos, sempre como integrantes da bancada do PSDB – a que tinha e continua tendo a bancada com o maior número de deputados.

OK.

Mas essa regra não é legal nem muito menos obrigatória, por qualquer meio. É apenas uma tradição. E mais: com todas as bancadas partidárias na Assembleia numericamente muito reduzidas, trata-se de uma tradição que não faz o menor sentido. Antigamente, quando partidos poderosos como o PSDB ou o PMDB, por exemplo, elegiam bancadas com grande quantitativo de parlamentares, até que podia ser. Hoje, não.

O PSDB, por exemplo, que na próxima Legislatura, a se iniciar em 1º de fevereiro de 2015, terá apenas seis deputados – seis. O PMDB, cinco. São números pífios, que não traduz nenhuma hegemonia ou preponderância de qualquer natureza na composição da Assembleia.

O próximo presidente do Poder Legislativo estadual, portanto, pode ser qualquer deputado, de qualquer partido, até mesmo aqueles com apenas um parlamentar na bancada. Vale mais o nome, a articulação, o projeto – e não a “força” da bancada.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...