Candidatos a deputado estadual e federal do PMDB estão enlouquecidos por Friboi

O entusiasmo com a candidatura de Júnior Friboi a governador, pelo PMDB, é o fato concreto entre os postulantes do partido aos mandatos de deputado federal e estadual no ano que vem.

Basta fazer uma pesquisa rápida para constatar que, entre os atuais deputados e demais peemedebistas que pretendem se candidatar no ano que vem à Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal, 100% sonham com o multimilionário Júnior Friboi liderando a chapa majoritária.

Bem, 100% é exagero porque tem Dona Iris Araújo e essa não está nem aí para o rei do gado – o candidato dela é o próprio marido, também grande proprietário de rebanhos bovinos, mas longe, muito longe do rebento esparolado da família Batista.

Mas, por que os candidatos proporcionais do PMDB estão entusiasmados com Friboi? Claro, é por isso mesmo que o leitor está pensando: apoio financeiro. Seria um ouro Henrique Meirelles, que fez a sorte e a felicidade dos candidatos a deputado estadual do PSDB com quem dobrou em 2006, quando foi candidato a federal.

Mas tem um outro fator: essa turma – os candidatos a deputado – tem horror a Iris, que não ajuda ninguém na eleição (só a mulher) e, em matéria de financiamento eleitoral, é um tremendo mão de… não, não vamos completar essa expressão, os leitores do blog podem não gostar.

Mas que é, é.