sexta-feira , 26 abril 2024
Imprensa

O futuro da comunicação é o Crowdsourcing, o chamado jornalismo colaborativo

Leia texto publicado no Comunique-se Digital:

 

Crowdsourcing: O Futuro da Comunicação?

Por:Blog-se
Data:2/4/2013

Ricardo Augusto Lombardi é jornalista, e nos últimos 10 anos atua na área de Web como Consultor em Mídias Digitais e colaborou com esse post para o Comunique-se.

Vivemos uma nova era na comunicação. As plataformas de mídias sociais modificaram a forma como as informações são tratadas tanto no ambiente online quanto off-line. Quando as mídias ainda não eram assim tão sociais, o emissor tinha como única alternativa apenas enviar a informação para seus receptores e estes, recebiam o conteúdo, de forma passiva, e o guardava embaixo do braço.

Mas aí, as mídias tornaram-se sociais e os receptores da informação ganharam poderosas ferramentas para não só devolver ao emissor suas percepções e opiniões, mas também para contribuir com novos conteúdos gerados a partir de suas opiniões.

Isso se chama colaboração. Ou, um termo que surge, o crowdsourcing.

Se há uma área que saiu beneficiada com essa nova forma de fazer comunicação foi o jornalismo. Nunca se fez tanto jornalismo de verdade como na era da colaboração. Os blogs, por exemplo, que alguns insistem em afirmar, de forma equivocada que estão à beira da morte, são, na verdade, o mais puro jornalismo como nunca antes havia sido feito.

Hoje o papel do leitor ou do internauta-leitor mudou completamente. Assim como também mudou completamente a forma como as mídias estão, ou pelo menos deveriam estar, apresentando a informação. Cada vez mais cabe aos jornais, que de uma vez por todas, não vão morrer, apresentar ao seu leitor informações que completem o noticiário factual; hoje dominado pelos portais de notícias na Internet.

O leitor, que não é bobo nem nada, não abandonará a mídia impressa. Se há uma nova era da comunicação em pauta, há também uma mudança na cultura e no comportamento do leitor, que passou a acompanhar os principais fatos do dia na tela do computador para mais tarde, em casa, buscar mais informações na TV, nas revistas semanais ou ainda nos jornais do dia seguinte.

E se há um jornalismo colaborativo em que o leitor é o grande produtor de pautas, há também o reverso desse modelo, em que, os próprios veículos de comunicação passaram a colaborar uns com os outros na geração de conteúdo factual, just in time, como uma espécie de fermento para fazer o bolo do jornalismo interpretativo crescer.

E não há dúvida que a tecnologia é o grande facilitador desse processo de colaboração. Tá aí até hoje a Wikipedia, que nasceu a partir de uma ideia de processo colaborativo, amparada numa plataforma tecnológica que permite que qualquer pessoa, em qualquer região do planeta, possa dar a sua colaboração para enriquecer o conhecimento de forma gratuita.

Assim como o perfil “Ajude um Repórter” (@ajudeumreporter) no Twitter, em que os seguidores colaboram com os jornalistas na busca de fonte para suas pautas. Sem falar no The Guardian, que quebrou a barreira do som e deixou para trás a postura rígida de um veículo britânico para abrir todos os canais possíveis de intervenção do leitor na geração de novas pautas.

No jornalismo, o processo colaborativo é uma via de mão única e sem volta. Muitos veículos ainda não acordaram para essa nova realidade e por que não dizer, para essa nova oportunidade. Continuam oferecendo ao leitor as ferramentas básicas para o recebimento de seu feedback. Em muitos casos, sequer enviam respostas aos que agora são os grandes contribuintes para direcionar a linha editorial.

É preciso inspirar o leitor a reagir e compartilhar o conteúdo difundido. Os veículos devem fazer com que o leitor identifique uma relação pessoal com a notícia, ou seja, temos de gerar uma conexão direta da história que está sendo contada com o público receptor. Não basta apenas retransmitir o link da notícia no Twitter ou no Facebook e esperar pelas curtidas. O leitor quer mais do que isso e pode oferecer muito mais que um “joinha”.

E mais do que promover enquetes, abrir canais para sugestão de notícias e discussão de assuntos em áreas de relacionamento e compartilhar informações nas mídias sociais, os veículos precisam pensar no que antecede a composição da notícia.

E esse novo desafio, imposto pela nova era da comunicação, acaba de cair no colo do jornalista, o personagem principal de toda essa história, que será o único responsável capaz, daqui pra frente, de pensar, desenvolver, criar e promover a notícia como um link para a conexão com a vida pessoal do leitor.

 

LEIA MAIS:

Para dinossauros que não engolem o Goiás24Horas: microjornalismo é a nova onda

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...