sábado , 18 maio 2024
Goiânia

Quer andar nas ciclovias em Goiânia? Venda a bicicleta e compre um trator para passar por cima do lixo que Paulo Garcia deixou acumular

Andar de bicicleta em Goiânia está cada dia mais perigoso. Não bastasse a sinalização esquizofrênica das ciclofaixas mal construídas na cidade, sobre elas agora reina também o lixo, como mostra a foto tirada por Diomício Gomes, do jornal O Popular.

Antes do recesso de fim de ano (isso mesmo, a limpeza urbana tirou recesso!), a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) cortou folhas de cerca de 300 guarirobas secas e as deixou no lugar onde caíram, para infortúnio dos ciclistas.

Veja o texto publicado pelo jornal O Popular: 

O lixo toma conta de quase 2,5 quilômetros de ciclovia no canteiro da Avenida Assis Chateaubriand, em Goiânia, nesta segunda-feira (4). Pedestres e ciclistas são obrigados a disputar o trajeto com folhas cortadas de aproximadamente 300 guarirobas amontoadas ao longo do percurso, entre o Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, e a Praça do Cigano, no Setor Coimbra. Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) cortaram as folhas secas antes do recesso de final de ano e deixaram o lixo no local. A sujeira também se estende por quase toda a Avenida T-7 e a empresa promete limpeza até o final do dia.

Empresário do ramo imobiliário, o ciclista Moacir Rocha conta que teve dificuldades para trafegar na ciclovia nesta manhã. Segundo ele, além de o percurso ser “malfeito”, o lixo acumulado atrapalha o trajeto até o trabalho. “Estou querendo melhorar a vida, mas, infelizmente, a  falta de manutenção da Prefeitura não está deixando”, critica ele. “Vou continuar com medo. Não tem outra saída, para quem quer ter uma vida saudável”, emenda.

A Comurg tem cerca de 3 mil funcionários na coleta de lixo, 540 deles (18%) trabalham diretamente na coleta de resíduos nas ruas de Goiânia, segundo a assessoria de imprensa da empresa. O diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Domingos Sávio Afonso, que trabalha conjuntamente com a Prefeitura na área de mobilidade urbana, diz que a sujeira se acumulou por causa do recesso de final de ano. Ele diz que solicitou à Comurg o corte de folhas secas das guarirobas.

Afonso também afirma que o trecho de 80 metros ainda inconcluso da ciclovia, entre a Avenida Portugal e a T-7, no Setor Oeste, deve ser finalizado até o próximo mês. Ele acentua que outras 100 guarirobas devem ser plantadas no lugar das 39 que foram retiradas entre a Rua 1 e o monumento do Bosque dos Buritis.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...