terça-feira , 21 janeiro 2025
EleiçõesGoiás

No blog, Jarbas Rodrigues volta a dizer que filiação de Friboi ao PMDB é incerta

A festa e a euforia deram lugar à incerteza.

Tudo em função da reação irada de Iris Rezende ao anúncio da filiação de Júnior Friboi ao PMDB.

O velho cacique não gostou da tentativa do empresário de procurar a direção nacional do partido.

O troco de Iris veio em doses homeopáticas e venenosas, por intermédio de recados de aliados e notas nos jornais.

Friboi sentiu o golpe e dá sinais de que pode recuar da decisão.

 

Veja o que diz o jornalista Jarbas Rodrigues, em comentário publicado em seu blog nesta quinta-feira:

 

Filiação de Júnior do Friboi no PMDB é incerta

A incerteza sobre a filiação do empresário no PMDB, confirmada por seus próprios aliados no PSB, começou quando Iris Rezende disse para ele que não participaria da sua filiação no dia 15.

A filiação de José Batista Júnior (JBS/Friboi) ao PMDB, marcada por ele próprio para o próximo dia 15, agora é tida como incerta. O próprio empresário sondou peemedebistas sobre a possibilidade de adiar a festa de filiação para junho, como informei hoje na coluna Giro do POPULAR. Mas disse que até o próximo dia 15 daria a resposta sobre se vai ou não para o PMDB, algo que na semana passada era tido como certo. A cúpula estadual peemedebista não considera a melhor estratégia e aconselhou José Batista Júnior antecipar sua filiação para início de maio, sem necessidade de realizar festa. Avalia que adiar a decisão passará uma imagem negativa para a militância do partido. Além disso, lembrou ao empresário que, se realmente deseja ser candidato a governador pelo partido em 2014, precisa começar desde agora o trabalho nas bases para conquistar a confiança das lideranças peemedebistas (além de deputados) e as dos outros partidos da oposição em Goiás e ganhar densidade eleitoral.

 

A incerteza sobre a filiação do empresário no PMDB, confirmada por seus próprios aliados no PSB, começou quando Iris Rezende disse para ele que não participaria da sua filiação no dia 15, como revelamos nesta semana no Giro. O ex-prefeito de Goiânia afirmou que não quer ser responsabilizado caso o projeto político de José Batista Júnior não tenha êxito e decida deixar o PMDB, como fizeram Henrique Meirelles e Vanderlan Cardoso, cujas filiações foram prestigiadas por Iris. Presidente estadual do PMDB, o deputado Samuel Belchior confirma que Iris não está à vontade para participar da filiação do empresário, mas nega que ele trabalhe para inviabiliza-la. Enfatiza que José Batista Júnior terá todo o espaço no partido para construir sua pré-candidatura ao governo, mas defende que antecipe sua filiação para iniciar logo este trabalho. Entretanto, para alguns deputados do PMDB, Iris Rezende demonstra que ainda tem interesse em ser candidato ao governo estadual e, principalmente, que não abre mão de conduzir o partido em Goiás.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Eleições

Tião Peixoto é eleito vereador de Goiânia com 5.724 votos. Veja a lista com os eleitos

FATO Sebastião Peixoto (PSDB), volta à Câmara Municipal de Goiânia, após vencer...