sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Adeus, Jardim Botânico: Iris dá 1° passo para destruir parque com desapropriações

Em consonância com o que desejam grandes empresas do mercado imobiliário de Goiânia, o prefeito Iris Rezende (PMDB) publicou decreto no dia 6 de setembro de 2017 que autoriza a desapropriação de uma vasta região habitada próxima ao Jardim Botânico da cidade. Foi o primeiro passo para o processo de verticalização do setor Pedro Ludovico, Vila Redenção, Jardim Santo Antônio e adjacências, o que pode causar superpovoamento destes bairros, destruição da mata preservada e danos irreparáveis ao lençol freático, a exemplo do que está ocorrendo nos parques Flamboyant e Cascavel.

A justificativa oficial da prefeitura para o decreto é a de que por ali passará a extensão da marginal Botafogo, mas não é verdade. No jamegão do prefeito Iris estão as digitais do Instituto Cidade, que é uma espécie de associação de empresas do mercado imobiliário da cidade. O que o instituto defende é a implantação de um monstrengo chamado Operação Urbana Consorciada (OUC), que em linhas gerais defende a “requalificação” do Jardim Botânico.

A OUC habita os sonhos dos barões do mercado imobiliário há algum tempo, mas foi na gestão do falecido ex-prefeito Paulo Garcia (PT) que ela ganhou força. Felizmente, graças à pressão da imprensa e de especialistas em urbanização, o projeto foi engavetado. A gaveta foi aberta porque enxergaram, no debate sobre o plano diretor, que está em curso, uma boa oportunidade de tentar emplacar a OUC do jardim Botânico mais uma vez. “Eles estão tentando inserir o entorno como área estratégica no Plano Diretor para que se possa permitir as construções na região”, diz Carol Farias, fundadora do projeto SobreUrbana, que é contrária à OUC.

O PROJETO
Entre as ambiciosas propostas da OUC, estão a construção de 500 unidades habitacionais populares, 43 parques de vizinhança, 19 km de ciclovias, polos comerciais e culturais, mudanças no trânsito e na configuração das vias (incluindo ampliar calçadas para 5 metros de largura), e a implantação de 88 mil m² de serviços públicos (escolas, postos de saúde, etc.). O resultado seria um aumento vertiginoso do adensamento urbano.

Como se trata de uma Operação Urbana Consorciada, a fonte de recursos seria apenas privada. Por isso, as construtoras, de olho na valorização que o projeto poderia dar ao Jardim Botânico, pressionam o Paço Municipal para alterar uma lei que foi aprovada em 2013, na Câmara de Goiânia, de autoria do vereador Paulo Magalhães (PSD) que proíbe a construção de prédios em um raio de 350 metros do Jardim Botânico.

A vereadora Dra. Cristina (PSDB) afirma ao jornal Opção desta semana que acontecerá uma audiência pública na próxima quinta-feira (5), na Câmara, às 14 horas, para discutir o Jardim Botânico.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...