sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Iris corta verba da Saúde um dia depois de decidir que não extinguirá secretarias

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), cortou a verba que a Secretaria de Saúde usava para pagar 38 tipos de procedimentos médicos de alta de média complexidade na Capital. Com este corte, clínicas e hospitais deixarão de oferecer estes serviços a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é de reportagem do jornal O Popular desta terça-feira.

A tendência é que, com a retirada de dinheiro da Saúde, a fila da morte – nome dado à extensa relação de pessoas que aguardam cirurgias e exames eletivos na Capital – aumente em progressão geométrica. A suspensão entrou em vigor no dia 25 de setembro. O repasse da prefeitura complementava um valor que já é religiosamente pago pelo Ministério da Saúde.

A complementação do valor pago pelo governo federal por cirurgias e exames é algo que vinha sendo feito pela prefeitura desde 2009 – a tabela de valores foi atualizada em 2014. O Conselho Regional de Medicina (CRM) diz que o corte da SMS foi intempestivo e deixou o paciente sem alternativa. A entidade vai se reunir em reunião plenária nesta terça-feira, com a participação do Sindicato dos Médicos (Simego), para decidir o que fazer.

Uma das possibilidades é paralisar o atendimento ambulatorial na Capital. “Os exames deixarão de ser feitos, os prestadores não vão fazer só com estes valores da tabela SUS, pagos pelo Ministério da Saúde”, avalia o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis. Entre os prestadores que podem ter o serviço comprometido está o hospital Araújo Jorge.

A notícia do corte vem à tona um dia depois de o secretário municipal de Finanças admitir, em entrevista coletiva, que a prefeitura tem de tomar medidas para resgatar o equilíbrio das contas públicas, mas que o prefeito não admitia a possibilidade de cortar um dos 24 órgãos da administração direta ou de demitir servidores comissionados.

[vejatambem artigos=” 65479,65469,65470,65472 “]

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...