Mesmo em plena segunda década do século as tentativas de censura ainda atormentam a imprensa livre. O blog Goiás24horas já está sendo ameaçado e provavelmente será processado por aqueles que se julgam acima da crítica e querem calar o que não lhes agrada.
O vereador Tayrone Di Martino tem o direito de processar o blog, mas daí a colocar como ameaça e ainda dizer que vai recorrer ao Sindicato dos Jornalistas, vai uma distância muito grande. O editor do blog, o escritor Cristiano Silva, mesmo ainda com menos de 40 anos, já tem história de luta contra a censura e a favor da liberdade de imprensa.
No ano passado, Cristiano foi intimidado e acuado pelo juiz André Luiz Novaes, em Catalão, pelo simples fato de autografar seu livro “Operação Ouro Negro”, no Campus da UFG, a convite dos alunos. O escritor foi ameaçado de prisão pelo juiz em frente às câmeras, que registraram o episódio.
O juiz André Novaes apreendeu ilegalmente os livros, mas depois abriu mão de prender Cristiano Silva. O jornalista não se vergou e encarou o juiz de peito aberto, como se vê no vídeo abaixo. O livro de Cristiano foi baseado no inquérito da Polícia Civil e Ministério Público e se tornou verdadeira febre em Catalão após a tentativa de censura por parte do juiz eleitoral.
A briga com o juiz Cristiano venceu. E agora ele está preparado para o duelo com Tayrone. Como disse Ulisses Aesse em sua nota no Diário da Manhã: “uma briga que promete”.
Veja o vídeo do confronto:
LEIA MAIS:
Vereador Tayrone, manso com os poderosos, valentão com jornalistas e tuiteiros
Prepare-se, vereador Tayrone: a Justiça vai lhe dar uma lição sobre liberdade de expressão
Tropa de choque da oposição ataca Goiás24horas, mas vocês vão ter que nos engolir
Pode vir quente que nós estamos fervendo: Tayrone anuncia que vai processar o blog Goiás24Horas