sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Goiânia: Justiça decide sobre IPTU nesta quarta

A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Goiás deve decidir nesta quarta-feira (24) o futuro do contribuinte de Goiânia. Os desembargadores vão julgar se será mantida ou derrubada a liminar concedida no dia 15 de dezembro do ano passado à prefeitura suspendendo a lei 10.105, aprovada pela Câmara Municipal, que impedia os aumentos contínuos de IPTU na capital. A liminar, do desembargador Nicomedes Borges, éad referendum, o que significa que os colegas da Corte devem ser consultados. A reunião tem início às 13 horas, no Tribunal de Justiça, no Setor Oeste, e será acompanhada por vereadores.

O vereador Elias Vaz (PSB), autor da proposta que se tornou lei, argumenta que a prefeitura utilizou um instrumento jurídico equivocado no pedido de suspensão da lei. “Foi apresentada uma ação direta de inconstitucionalidade porque, no entendimento do Município, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi desrespeitada. Não concordamos com isso, essa tese é equivocada, mas, se a linha de argumentação é essa, quando há desrespeito à LRF, é ilegalidade e não inconstitucionalidade”, explica.

Mais do que isso, Elias defende a necessidade de se fazer justiça. “Esperamos que os desembargadores sejam sensíveis à situação que a população está vivendo, de crise econômica e muitas dificuldades. Não dá pra aceitar que o cidadão pague a conta da má gestão da prefeitura mais uma vez”, afirma o vereador.

Entenda a lei

A lei 10.105, de 5 de dezembro de 2017, altera  o artigo 5º da Lei 9.704, de 04 de dezembro de 2015, que modificou a Planta de Valores Imobiliários e estabeleceu aumentos anuais para os cerca de 670 mil imóveis da capital. Os índices variam de 5% a 15% mais a inflação até que o imposto seja equiparado ao valor venal dos imóveis. Somente os imóveis com valor venal de até R$200 mil ficariam isentos, pagando imposto reajustado com base na inflação acumulada do ano anterior.

O projeto, apresentado por Elias Vaz, percorreu um longo caminho até se tornar lei. Depois de muita discussão, foi aprovado pela Câmara e vetado pelo prefeito. Em novembro do ano passado, os vereadores derrubaram o veto por 29 votos a 4. Depois disso, a prefeitura recorreu à justiça para manter os aumentos contínuos de IPTU. A liminar foi concedida no dia 15 de dezembro e no dia 18 Elias Vaz e mais 10 vereadores recorreram da decisão.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...