sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Previdência: aumento da alíquota é inadmissível, diz funcionalismo público

O funcionalismo público de Goiânia mantém a posição inarredável de não aceitar o aumento da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14% do salário, conforme estipula projeto encaminhado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) para Câmara Municipal e que tramita neste momento na Comissão de Constituição e Justiça. É o que diz o coordenador do Sindicato Municipal dos Servidores da Educação (Simsed), Antônio Gonçalves. 

Antônio afirma que é injusto impor ao funcionalismo este encargo num momento de arrocho salarial, em que a prefeitura não respeita a data-base há dois anos. Ele também acusa o prefeito Iris Rezende (MDB) de “sacanear” a categoria ao dizer que o salário dos servidores deixará de ser pago se a reforma não for aprovada. “Ele está agindo de má-fé ao fazer esta chantagem”. 

“Dizer que a prefeitura não vai conseguir pagar a folha é inverídico. Tivemos acesso a um estudo do Dieese que diz que a prefeitura gasta 47% do orçamento com folha, percentual muito distante do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. É uma sacanagem com o servidor público”, afirma Antônio.

“O IPSM possui uma dívida milionária, gerada por sucessivas gestões do PMDB. O servidor não pode ser responsabilizado pela incompetência e crime desses governantes. Temos que cobrar dos verdadeiros responsáveis pelo caos na previdência”, completa. 

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...