quarta-feira , 8 maio 2024
Eleições

“Fazer operação 10 dias antes da eleição é despautério”, diz comentarista da TV Cultura sobre armação contra Marconi

O comentarista de política do Jornal da Cultura, telejornal nacional da TV Cultura, Eduardo Muylaert, condenou a operação deflagrada contra o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), candidato ao Senado, na última sexta-feira. Segundo ele, o procedimento, realizado a menos de 10 dias da eleição, “é um despautério” e “parece má fé alguém querendo interferir no período eleitoral”.

“Eu não acho normal fazer operação em véspera de eleição, principalmente envolvendo candidato. A partir da (última) terça-feira (25) está proibido prender qualquer eleitor. Eleição não pode ser perturbada por fator externo”, disse Muylaert. “Fazer operação contra candidato ao Senado, seja de que partido for, 10 dias antes da eleição é um despautério, parece má fé de alguém querendo interferir no período eleitoral”, disse.

O comentarista disse que a operação é extemporânea, já que os supostos fatos narrados têm entre quatro e oito anos e, portanto, as medidas de apuração poderiam ter sido desencadeadas antes ou mesmo depois do processo eleitoral. “As denúncias da Odebrecht têm quatro anos. Elas (medidas) poderiam ter ocorrido ontem, como podem ocorrer no dia 1.º de novembro, mas passado o período eleitoral”, disse.

Leia a íntegra da análise de Eduardo Muylaert:

“Eu não acho normal fazer operação em véspera de eleição, principalmente envolvendo candidato. A partir da (última) terça-feira (25) está proibido prender qualquer eleitor. Eleição não pode ser perturbada por fator externo.

Eu até fiquei pensando: ‘Será que seria uma apreensão de dinheiro eleitoral?’ Se fosse, eu acharia normal, por ordem da Justiça Eleitoral apreender dinheiro que ia financiar boca-de-urna, seria normal.

As denúncias da Odebrecht têm quatro anos. Elas poderiam ter ocorrido ontem, como podem ocorrer no dia 1º de novembro, mas passado o período eleitoral. Agora, você fazer operação contra candidato ao Senado, seja de que partido for, não importa, fazer 10 dias antes da eleição é um despautério, parece má-fé de alguém querendo interferir no período eleitoral.”

Artigos relacionados

Eleições

Alexandre de Moraes pega Valdemar pelo bolso

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu,...

Eleições

Urnas transportadas no domingo em São Paulo fazem parte de lote substituído

O próprio vídeo divulgado pela rede bolsonarisa desmente a informação falsa. As...

Eleições

Saiba o que é feito com as urnas eletrônicas após o fim das eleições

Com o fim das eleições, que neste ano, finalizou em 30 de...

Eleições

Clique aqui e leia na íntegra o relatório do PL sobre o resultado das eleições

Em vídeo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, diz que a...